[object Object]
19.10.2021POR Isabel Simões

Nova Maternidade fica nos CHUC. Concurso de arquitetura vai ser lançado hoje

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), Carlos Santos anunciou que a decisão foi técnica e que a localização no parque de estacionamento do piso menos quatro dos Hospitais da Universidade permite salvaguardar possíveis situações de risco das grávidas.

O novo local da Maternidade de Coimbra foi conhecido esta terça-feira, dia 19, em conferência de imprensa conjunta do novo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, com o presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos. Com um custo total na ordem dos 44 milhões, o novo edifício tem o final de dezembro de 2024 como previsão para ser inaugurado.

Os estudos indicavam a necessidade de “ligação física a uma unidade hospitalar” que garantisse o “apoio perinatal altamente diferenciado”. Para o presidente do CHUC, só os Hospitais da Universidade de Coimbra têm essa capacidade. Carlos Santos destaca a importância dos serviços de obstetrícia e neonatologia terem ou estarem perto de medicina intensiva e de outras especialidades, “para segurança da grávida”.

São conhecidos os problemas de estacionamento na área dos CHUC, no entanto, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar acredita que o desincentivo ao estacionamento, que vai ser implementado, bem como a deslocação de serviços para o Hospital dos Covões, possa contribuir para haver menos automóveis no perímetro dos CHUC.

Entre as várias entidades que se pronunciaram pela localização da maternidade nos CHUC estão associações de mulheres grávidas, garante Carlos Santos.

A decisão da localização da nova Maternidade foi abordada pelo primeiro-ministro, António Costa. numa deslocação a Coimbra. Em campanha eleitoral para as últimas autárquicas o governante prometeu o anúncio da decisão para três semanas depois. A comunicação social soube na conferência de imprensa que o ministério da Saúde já tinha tomado a decisão na altura, presumivelmente em 17 de agosto, e que as autoridades locais sabiam da decisão.

Para o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva o que interessa é que “a maternidade vai avançar”.

A localização da nova maternidade tem gerado ampla discussão nos órgãos políticos locais de Coimbra. Há até uma moção aprovada na Assembleia Municipal pelo PS, CDU e Cidadãos por Coimbra em defesa da localização no Hospital dos Covões, como refere o Diário As Beiras de 30 de junho de 2020. PSD e movimento Somos Coimbra (SC) votaram contra.

Lembramos que apesar de a Câmara de Coimbra ter um presidente eleito por uma coligação de que fazem parte o PSD e elementos originários do SC, a coligação não tem a maioria na Assembleia Municipal.

PARTILHAR: