[object Object]
19.10.2021POR Isabel Simões

Nova Maternidade fica nos CHUC. Concurso de arquitetura vai ser lançado hoje

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), Carlos Santos anunciou que a decisão foi técnica e que a localização no parque de estacionamento do piso menos quatro dos Hospitais da Universidade permite salvaguardar possíveis situações de risco das grávidas.

O novo local da Maternidade de Coimbra foi conhecido esta terça-feira, dia 19, em conferência de imprensa conjunta do novo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, com o presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos. Com um custo total na ordem dos 44 milhões, o novo edifício tem o final de dezembro de 2024 como previsão para ser inaugurado.

Os estudos indicavam a necessidade de “ligação física a uma unidade hospitalar” que garantisse o “apoio perinatal altamente diferenciado”. Para o presidente do CHUC, só os Hospitais da Universidade de Coimbra têm essa capacidade. Carlos Santos destaca a importância dos serviços de obstetrícia e neonatologia terem ou estarem perto de medicina intensiva e de outras especialidades, “para segurança da grávida”.

0:00

São conhecidos os problemas de estacionamento na área dos CHUC, no entanto, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar acredita que o desincentivo ao estacionamento, que vai ser implementado, bem como a deslocação de serviços para o Hospital dos Covões, possa contribuir para haver menos automóveis no perímetro dos CHUC.

0:00

Entre as várias entidades que se pronunciaram pela localização da maternidade nos CHUC estão associações de mulheres grávidas, garante Carlos Santos.

0:00

A decisão da localização da nova Maternidade foi abordada pelo primeiro-ministro, António Costa. numa deslocação a Coimbra. Em campanha eleitoral para as últimas autárquicas o governante prometeu o anúncio da decisão para três semanas depois. A comunicação social soube na conferência de imprensa que o ministério da Saúde já tinha tomado a decisão na altura, presumivelmente em 17 de agosto, e que as autoridades locais sabiam da decisão.

Para o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva o que interessa é que “a maternidade vai avançar”.

0:00

A localização da nova maternidade tem gerado ampla discussão nos órgãos políticos locais de Coimbra. Há até uma moção aprovada na Assembleia Municipal pelo PS, CDU e Cidadãos por Coimbra em defesa da localização no Hospital dos Covões, como refere o Diário As Beiras de 30 de junho de 2020. PSD e movimento Somos Coimbra (SC) votaram contra.

Lembramos que apesar de a Câmara de Coimbra ter um presidente eleito por uma coligação de que fazem parte o PSD e elementos originários do SC, a coligação não tem a maioria na Assembleia Municipal.

PARTILHAR: