História

Como tudo começou

Na década de 40, o Centro Experimental de Rádio, então uma das secções da Associação Académica de Coimbra, começou a formar técnicos e locutores. Foi por essa altura que, com as condições possíveis, se iniciaram as emissões regulares. A difusão era feita em circuito interno e destinava-se às cantinas universitárias, sendo também ouvida na cidade. Da rádio das cantinas nasceu o sonho de criar uma rádio estudantil!

Durante vários anos, a RDP Emissora Nacional concedeu algum do seu tempo de antena aos estudantes. Estes preparavam, realizavam e gravavam os seus programas nos seus próprios estúdios, em fita magnética, para posterior divulgação no centro regional da RDP em Coimbra.

 

A concretização de um sonho

 

Os primeiros passos para a criação da Rádio Universidade de Coimbra que conhecemos hoje foram dados em 1982, com a obtenção de meios técnicos capazes de garantir emissões regulares, nos 100 MHz. Um ano mais tarde, a 14 de novembro, deu-se início ao processo de legalização, formalizado com um Pedido de Licenciamento de uma Estação Emissora. Assim, no dia 1 de Março de 1986 foi criada a Rádio Universidade de Coimbra

O alvará chegou finalmente em Setembro de 1988, data a partir da qual a RUC começou a emitir na frequência dos 107.9 FM durante 24 horas por dia. Se já era uma das poucas Escolas de Rádio do país, a Rádio Universidade de Coimbra tornou-se também o primeiro órgão de comunicação social inteiramente composto e gerido por estudantes universitários.

 

Uma história de sucesso

 

Com cursos periódicos de formação para locutores, redatores, técnicos e relatadores,  todos os anos a RUC afirma-se e reforça-se como a única rádio-escola do país a formar dezenas de radialistas. Através da divulgação do dia-a-dia da Universidade, da Cidade e da Região Centro, a RUC é também um espaço privilegiado para o debate de questões académicas, associativas, e da educação em geral. A cobertura de todas as manifestações relacionadas com a Universidade de Coimbra foi, é, e sempre será, uma preocupação. 

A  RUC é, ao mesmo tempo, um espaço de eleição para o desporto universitário e regional, emitindo em direto desde 2001 todos os jogos da Académica /OAF. Neste período festejámos uma subida de divisão (2001/2002), várias épocas de primeira divisão e, claro, uma Taça de Portugal. Durante estes 20 anos andámos de norte a sul do país, passando pelas ilhas, sempre atrás da nossa mágica Briosa de forma parcial, apaixonada e muito académica.

Com uma programação musical de qualidade inegável, nas suas várias topologias, a RUC divulga ainda as mais diversas atividades culturais quer em Coimbra, quer no resto do país. Ao longo dos anos têm sido várias as transmissões e organizações de concertos e espetáculos. 

Desde a sua origem até ao presente, a RUC é uma rádio livre, sempre no ar e sem restrições. Aqui se aprende e experimenta, se ensina e partilha.