Instalações

RUC Estúdio 1

Estúdio 1

Este é o estúdio 1, o estúdio principal da Rádio Universidade de Coimbra.

O que há a dizer sobre este espaço? Além de espaçoso e bem equipado, é aqui que acontece a magia do éter!

As regras são simples: o direto reina e não podes falar sem a autorização de quem se senta na nossa “cadeira de sonho”: a cadeira do locutor.

Caso para dizer… o bichinho da rádio paira no ar.

RUC Estúdio 3

Estúdio 3

O Estúdio 3 é o estúdio secundário da RUC. Apesar de mais pequeno, está equipado à semelhança do Estúdio 1, sendo um espelho deste. Pode ser facilmente convertido no estúdio principal da Rádio, em caso de manutenção do Estúdio 1, usado em emissões especiais ou para gravação de entrevistas, programas ou outros trabalhos que serão transmitidos em diferido.

A sua versatilidade torna-o um espaço fundamental para a nossa dinâmica de trabalho.

 

RUC Sala José Braga

Sala José Braga

Inaugurada no dia 21 de julho de 2012 em homenagem a José Braga, um dos locutores mais marcantes da Rádio Universidade de Coimbra, é aqui que está guardado todo o espólio musical da RUC. Com vinil, CD, cassete e até minidisc, o que está aqui evidencia a preocupação da RUC em querer sempre aderir aos mais recentes formatos de armazenamento de música, sendo também uma prova da sua evolução nas últimas décadas.

Sobre José Braga, destacamos uma das histórias que imortalizam um homem que foi, durante 20 anos, um estandarte da rádio livre e experimental, continuando a ser uma influência para as gerações de locutores que, hoje em dia, aqui se formam:

“O radialista esteve no centro de um dos mais célebres momentos da história da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), o ‘Breaking the Record’, ao tentar fazer uma emissão ininterrupta de 107.9 horas. Contudo, ao fim de 68 horas e 45 minutos, o cansaço falou mais alto e Braga não conseguiu bater o recorde mundial de horas seguidas em FM. Ainda assim, nunca a RUC foi alvo de tanta atenção mediática; nunca a Rádio se juntou em volta do mesmo objectivo, com técnicos, locutores e jornalistas unidos, dia e noite, por uma causa mais alta. Recorde superado ou não, o ‘Breaking the Record’ foi uma vitória para todos.”  RUC – 12/03/2012

RUC Régie Pedro Rocha

Régie Pedro Rocha

Nomeada “Régie Pedro Rocha” em homenagem a um importante ex-Diretor Técnico e ex-Presidente da RUC, a régie técnica é o centro de operações da nossa rádio. Aqui, os  técnicos fazem todo o trabalho de gravação e edição de áudio necessário, assegurando a qualidade da emissão da nossa antena. Com vista para o Estúdio 1, o estúdio principal de emissão, o técnico está ainda sempre atento ao que se está a passar em direto, pronto para intervir, se assim for necessário.

Para além de um estúdio de produção e um estúdio de gravação (Estúdio 2) anexos, a esta sala estão ainda conectadas todas as entradas e saídas de áudio da Rádio, sendo possível, a partir daqui, estabelecer ligações entre todos os equipamentos, independentemente da sala em que estão.

Ah, e cuidado com o barulho: estão a decorrer gravações!

 

RUC Redação

Redação

Local de trabalho dos nossos editores e redatores, não é incomum encontrar esta sala cheia de gente a teclar freneticamente, tal é a atividade de um Departamento que tem a responsabilidade de garantir a atualização constante da informação.

No meio de conversas cruzadas sobre temas da atualidade, discussões sobre linhas editoriais e pirâmides informativas, surge o texto informativo que, depois de redigido, é levado a estúdio para que possa chegar a todos os ouvintes.