[object Object]

Voto antecipado com balanço menos positivo face ao ano anterior

São menos os votantes que comparecem no voto antecipado das eleições da DG/AAC e MAM/AAC comparativamente ao ano anterior. A pouca divulgação das listas candidatas e das suas campanhas pode ser o interruptor para este decréscimo de eleitores, considera Gonçalo Pardal.

O voto antecipado das eleições para a Direção-Geral (DG/AAC) e para a Mesa da Assembleia Magna (MAM/AAC) da Associação Académica de Coimbra teve lugar na última segunda feira, dia 13 de novembro. São duas as listas na corrida para as eleições de 2023, a lista A “Académica de Abril” e a lista P “Por ti, Pela académica”.

Os representantes da lista A são João Maduro, candidato à presidência da Direção-Geral da AAC, e Ana Luísa Batista, candidata à Mesa da Assembleia Magna da AAC. Do outro lado, a lista P tem como porta-vozes Renato Daniel, candidato à presidência da Direção-Geral da AAC, e Carolina Rama, candidata à Mesa da Assembleia Magna da AAC.

Durante a “azáfama” das votações antecipadas, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) esteve à conversa com Gonçalo Pardal, presidente da Comissão Eleitoral, que delineou, sem precisão numérica, um decréscimo no número de eleitores face ao ano passado. O entrevistado aponta que o motivo para tal descida pode ser a fraca divulgação realizada pelos elementos das listas candidatas.

Gonçalo Pardal apela a que os estudante peguem na caneta e exerçam o direito ao voto. O presidente da Comissão Eleitoral salienta a importância de a comunidade estudantil fazer uma escolha consciente e informada para o futuro da academia.

Foram escassos os eleitores que se apresentaram nas urnas do voto antecipado durante a parte da manhã. A RUC conseguiu o depoimento de um academista que esteve presente neste dia de votação, na sala de estudo da AAC.  Contrariamente ao esperado pelo presidente da Comissão Eleitoral para estas eleições, o votante do primeiro ano de licenciatura admite não estar muito a par das eleições. Contudo, afirma que é necessária uma mudança no que toca às infraestruturas dos edifícios da AAC e da UC.

As eleições chegam à comunidade estudantil através de amigos e colegas que passam a palavra e também dos meios de comunicação e redes sociais, afirma o estudante. No dia do voto antecipado, votaram, para ambos os órgãos, 250 eleitores.
A espera pelos resultados finais continua até ao dia 16 de novembro onde todos os alunos das várias faculdades vão poder votar para eleger o próximo presidente da DG/AAC e a próxima representante da MAM/AAC.

A RUC vai acompanhar o processo eleitoral, com uma emissão especial que conta com debates, conversas e outras notícias, dentro do tema, no dia D (16 de novembro).

PARTILHAR: