[object Object]
14.11.2023POR Arianna Angioli

Ana Batista: “Queremos priorizar a voz do estudante”

A candidata da Lista A para MAM/AAC destaca a deficiência na efetivação das propostas visando a aproximação dos estudantes com os órgãos acadêmicos. Não se trata apenas de repetição, mas sim da ausência de concretização das propostas. Destaca a importância de um estreitamento de vínculos mais robusto com os núcleos.

O que motivou Ana Luisa Batista, da Lista A: Unir, avançar – Académica de Abril, a candidatar-se à Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC), foi perceber que este órgão estava sendo esquecido. Ela apela à luta pelos direitos dos estudantes que têm sido progressivamente retirados. Ao compreender a importância da Assembleia Magna, Ana Luísa percebeu que as injustiças estão se acumulando e se perpetuando cada vez mais, o que a motivou a lutar.

A candidata busca resgatar nos estudantes o verdadeiro significado da vida acadêmica. Na sua opinião, a ausência de participação nas Assembleias Magnas é resultado da grande distância existente entre os associados e a Associação Acadêmica, consequência da falta de concretização das propostas que até então surgiram para lidar com essa dificuldade.

Ana ressalta a importância de uma ligação mais forte com os núcleos, para a realização de plenários ou campanhas de conscientização sobre a Magna como o órgão máximo de representação estudantil. No entanto, evidencia que, por mais importante que seja a Assembleia Magna como local de democracia estudantil, é fundamental que a democracia aconteça no dia a dia, ouvindo as dificuldades que os estudantes enfrentam e evitando que se sintam afastados desses órgãos acadêmicos.

Até agora, segundo Ana, as Assembleias Magnas não foram abertas no sentido de promover um diálogo sobre o que realmente importa aos estudantes. “Os estudantes querem comparecer à Magna para reivindicar os seus direitos”, destacou a candidata.
A proposta da Lista A para o MAM/AAC é estruturar a Assembleia Magna de forma que o mais importante seja ouvir os problemas dos estudantes, passando para uma ordem de trabalho bem estruturada, sem deixar os assuntos mais relevantes para o final, concluiu Ana Batista.
Em relação à questão de descentralizar o local da Assembleia Magna, a candidata afirma que a Lista A, por ela representada, não apoia a descentralização. O que resolverá, afirma, é fazer com que os estudantes entendam que serão ouvidos e que é importante comparecer e participar.

A candidata evidencia que a Lista A está muito empenhada em restabelecer uma relação com os estudantes. “Os membros já conhecem muitas realidades e sentem a dor de ver um ensino cada vez mais subfinanciado e elitizado”, ressaltou Ana, e destaca que sua Lista está comprometida com os estudantes, não apenas durante a candidatura, mas também no dia a dia.

PARTILHAR: