[object Object]
26.06.2023POR Miriam Lopes

“Lendas Cantadas” sobe a palco na Feira do Livro de Coimbra 2023

A Feira do Livro de Coimbra traz a palco “Lendas Cantadas”. Um projeto que nasce do livro Lendas de Coimbra de Alice Cardoso e que se materializa num espetáculo performativo multiartístico.

Vânia Couto, artista, fundadora, cantora e multi-instrumentista conimbricense junta-se a Buga Lopes, compositor, produtor e diretor musical entre outros para dar vida às lendas de Coimbra através da música. Ambos estiveram na emissão especial RUC da Feira do Livro para partilharem connosco alguns pormenores deste espetáculo.
Conforme explicou Vânia Couto, o convite para a participação neste projeto partiu da própria autora do livro, Alice Cardoso.

Segundo Buga Lopes, para transmitir ao público a mensagem deste conjunto de lendas, musicá-las não seria suficiente.  O resultado é um espetáculo que não é apenas um concerto mas sim uma performance que junta várias artes num só palco.

Esta multidimensionalidade artística trouxe consigo alguma complexidade adicional. As exigências técnicas, o espaçamento em palco e os desenrolar dos ensaios revelaram-se processos mais morosos. Apesar disso, Vânia Couto garante que em palco tudo tem corrido bem uma vez que na base do trabalho está o gosto e a paixão dos artistas.

Buga Lopes acredita que este é um espetáculo para toda a família e para todos aqueles que desconhecem estas histórias escondidas da nossa cidade.

De momento ainda não há novas datas para este espetáculo mas o livro já está disponível em diversas livrarias da cidade. O livro é bilíngue português/inglês, com texto de Alice Cardoso e ilustração de Anabela Pedrosa e contém um CD com as lendas cantadas por Vânia Couto e Buga Lopes.

PARTILHAR: