[object Object]

Fado é elemento central na comemoração dos 10 anos de Património Mundial da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia

200 artistas passam pelo palco do Pátio das Escolas, numa noite de repertório vasto, que vai desde a música e poemas até à dança.

No preciso dia em que se comemora a primeira década da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia enquanto Património mundial da UNESCO, o Pátio das Escolas vai receber o concerto “No Princípio era o Fado”.

Manuel Pires da Rocha, professor do Conservatório de Música de Coimbra, explica que esta noite vai ser mais do que um concerto, é uma homenagem na forma de espetáculo interdisciplinar, que dá lugar de privilégio à língua portuguesa, aliada à música e a uma componente visual.

Apesar da centralidade do Fado e da Canção de Coimbra, vai haver espaço para pop, rock, e outros géneros musicais que também ajudam a construir a identidade da música conimbricense. Manuel Pires da Rocha revela que não houve um processo de seleção dos artistas concreto e estruturado. Explica que a apresentação diversificada da noite desta quinta-feira resulta da autoproposta e da iniciativa dos próprios. Vão passar pelo Pátio das Escolas 200 artistas.

O espetáculo “No Princípio era o Fado” remete para a história deste património imaterial. O professor do Conservatório de Música de Coimbra desconstrói esta ideia para concluir que o Fado é um elemento em constante transformação, adaptação, e que se molda como se molda o barro. Manuel Pires da Rocha expõe parte do programa, que vai ter uma abertura diferente do comum.

O curador do evento avança que, na sequência da parte do programa referida, vão ser abordadas diversas temáticas sob a forma de canções, e que culminam numa história. Reconhece ser um espetáculo longo mas confia que a sua duração não será impedimento para cativar o público.

A celebração dos 10 anos da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia enquanto património mundial da UNESCO conta com um programa científico, a par do performativo. Decorreu entre ontem e hoje, no Colégio da Trindade, um colóquio internacional, onde o tema de reflexão foi a gestão sustentável de bens de património mundial.

Imagem: Universidade de Coimbra

PARTILHAR: