[object Object]
23.06.2023POR Luís Pereira

Edifícios históricos e emblemáticos de Coimbra recebem Festival de Coros

Igrejas, capelas e museus do centro histórico da cidade vão ser palco de atuações de grupos corais da cidade.

O Festival de Coros vai realizar-se no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25 junho. O evento vai contar com as atuações de vários coros locais da União de Freguesias de Coimbra, que vão ocorrer em vários edifícios históricos da cidade. Entre eles, a Capela de Santo Agostinho do Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, o Museu Nacional Machado de Castro, a Igreja São Salvador e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Assunção Ataíde, que integra o executivo da União de Freguesias de Coimbra, onde tem o pelouro da cultura, anunciou que o evento vai repartir-se essencialmente por dois locais. No sábado as atuações vão ter lugar na alta da cidade e no domingo ocorrem na baixa. O objetivo passa por levar as pessoas a desfrutar não só das atuações dos grupos corais mas também dos espaços da cidade.

Maria Carlos Pego, diretora do Departamento de Cultura e Turismo (DCT) da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), exaltou a parceria com a União de Freguesias de Coimbra e enfatizou a tradição musical e a força dos coros da cidade. Confessou que tem notado um crescimento no gosto pelo canto coral, que tem vindo a ser acompanhado por uma maior qualidade técnica e artística nos coros.

Para Maria Carlos Pego este evento vai ser uma oportunidade para ouvir as atuações e para apreciar o vasto património de Coimbra, uma vez que as performances vão realizar-se em locais emblemáticos da cidade. Maria Carlos Pego valorizou a qualidade técnica e artística dos coros de Coimbra e considera que isso é fruto do trabalho de muitas pessoas, desde coristas e maestros a outros profissionais que contribuem para a performance coral.

O presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, agradeceu a participação de todos os coros no festival e afirmou que a cidade de Coimbra tem muito o que comemorar no que diz respeito à tradição coral. João Francisco Campos considera mesmo que “Coimbra é a capital dos coros”. Lembrou que a cidade tem uma história importante no desenvolvimento dos grupos corais em Portugal mas que às vezes isso é esquecido.

O Festival de Coros vai realizar-se no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25 junho e a entrada é livre. As atuações têm início às 15 horas no sábado e às 14h30 do domingo e decorrem até ao final da tarde.

PARTILHAR: