mrcomedina (Marco Medina) atua pelas 23h
16.06.2023POR Luís Pereira

Festival Suburbano celebra cultura do hip-hop

Múltiplas dimensões deste género musical vão estar em destaque, numa noite de tributo à história e ao legado do hip-hop.

No sábado, dia 17 de junho, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) vai realizar o “Festival Suburbano: 50 anos de hip-hop” cujo objetivo é comemorar meio século de história deste estilo musical.

Este evento, uma iniciativa da equipa do programa Suburbano da RUC, vai contar com concertos e performances de artistas emergentes do cenário nacional do hip-hop e vai ter lugar nos jardins da Associação Académica de Coimbra (AAC) e no terraço Afonso Macedo, localizado nas instalações da RUC na AAC.

Uma noite dedicada na íntegra ao universo do hip-hop, que vai ter a presença de rappers, DJ’s, produtores, graffiters entre outros.

Além dos espetáculos, ao longo do evento vão ser realizadas escutas assistidas e DJ sets, que vão estar a cargo dos locutores e DJs da RUC.

A RUC esteve à conversa com Miguel Duarte e João Perdiz, locutores do programa Suburbano e responsáveis pela organização do evento. Para os radialistas o “hip-hop é talvez o género de música mais ouvido“. João Perdiz conta que pretendem que este festival espelhe a diversidade da cultura do hip-hop, por isso tiveram o cuidado de procurar por todo o país artistas que representassem esta cultura como um todo.

A cultura do hip-hop inclui várias dimensões, que compreendem a performance visual, musical, a dança entre outras. Os organizadores do festival assumem que querem que quem venha ao evento sinta essa diversidade. João Perdiz sublinha que foi isso que os levou a fazer uma curadoria cuidadosa do festival e sem elitismos, de forma a ter um cartaz que dê ao público uma experiência o mais abrangente possível.

João Perdiz considera que hoje em dia o hip-hop abrange muitos estilos e que há muitas fusões e sonoridades novas que se estão a ouvir cada vez mais. O organizador do festival mostra-se ansioso para que o dia do evento chegue e espera pelo menos duas centenas de pessoas nos jardins da AAC no sábado à noite, uma vez que o hip-hop move grandes massas em Coimbra.

O hip-hop faz 50 anos e o programa Suburbano da RUC faz 19. Para João Perdiz, há necessidade de comemorar e por isso decidiram juntar as duas celebrações e organizar este festival, que vai ainda servir de pretexto para fazer um rebranding do programa da RUC.

O Festival Suburbano vai realizar-se nos jardins da Associação Académica de Coimbra e no terraço Afonso Macedo no sábado, dia 17 de junho, iniciando-se pelas 18 horas e sem hora marcada para acabar.

O Festival vai contar com as atuações dos rappers mrcomedina e Uno, os DJs e produtores gonsalocomc e AKAMillyBoy e o graffiter Hellenio.

A entrada é livre.

Fotografia: Spotify de mrcomedina

PARTILHAR: