[object Object]

Semana Cultural da Universidade de Coimbra abriga 40 iniciativas debaixo do lema “Horizonte”

No ano em que se celebram dez anos da inscrição da Universidade, Alta e Sofia como Património da Humanidade a programação vai à procura de lugares “improváveis” como o Jardim da Canforeira na Imprensa da Universidade de Coimbra. A programação dá voz aos velhos habitantes expulsos da Alta, os Salatinas, entre outras iniciativas. Não falta, como habitual, o concerto de aniversário da RUC. Desta vez “É até arder!”

De 1 a 15 de março o público vai ter oportunidade de “emergir” na cidade através de parceiros culturais da Associação Académica de Coimbra, Organismos Autónomos e outros parceiros locais, nacionais e até “vindos de outros países”.

Delfim Leão, vice-reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra (UC), na última sexta-feira, na casa da Imprensa da UC, esclareceu que a oferta cultural destina-se a “toda a gente”, com uma atenção especial à programação para crianças, “com envolvimento das escolas”, e que pode acontecer em lugares “improváveis”.

A 1 de março, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) acolhe o Concerto do Dia da Universidade de Coimbra, “Horizontes Sinfónicos”, pela Orquestra Académica da UC. A 3 de março acontece no TAGV o concerto de celebração dos 37 anos da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), “é até arder!”, com os grupos Quelle Dead Gazelle e OCENPSIEA.

Uma das iniciativas em destaque vai ser a Caravana Salatina, a 9 de março, pela Associação Catrapum -“Além do Firmamento”. “Uma performance numa caravana, onde o público viajará entre a Alta e a Sofia, numa experiência sensorial de olhos vendados, para ver além do tempo e do firmamento”, lê-se na programação.

Vânia Couto explicou o porquê da homenagem e o que aconteceu aos Salatinas, a população que habitava a Alta da cidade, até o polo 1 da UC começar a ser construído no tempo do Estado Novo.

Quinta-feira, dia 9 de março, no TAGV, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) apresenta “A Encomendação”. “É pelos mortos que os sinos dobram – é deles a voz, ainda que caiba aos vivos o anúncio dos renasceres”, conta-nos a sinopse do espetáculo.

Na segunda-feira dia, 13 de março, às 21h30, no Jardim da Canforeira, na casa da Imprensa da Universidade de Coimbra, o público tem oportunidade de ver o espetáculo “Ponto de Fuga”. Um espetáculo performativo, com dança, música e arte digital, num pequeno jardim desconhecido da cidade a que se pretende dar voz. A organização está por conta da Motivos Alternativos – Associação Cultural.

Alexandre Dias Ferreira, diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, deixa um apelo à participação.

Na Cafetaria do Museu da Ciência vai acontecer a iniciativa da Secção De Gastronomia da Associação Académica de Coimbra, “Novos Horizontes da Gastronomia”, a 11 de março. A iniciativa pretende “aproximar horizontes” com um momento de convívio entre elementos da comunidade estudantil internacional que frequenta a UC. Não vão faltar pratos típicos de Angola, Cabo Verde ou Brasil com garantia de que as receitas são preparadas “de forma genuína”. A atividade carece de inscrição através do e-mail: [email protected]

Pode conhecer toda a programação da Semana Cultural da UC aqui.

Fotografias: UC

PARTILHAR: