[object Object]
09.02.2023POR Gonçalo Pina

“É até arder!” – 37º Aniversário da RUC explora “horizonte” da música portuguesa com OCENPSIEA e Quelle Dead Gazelle

Concerto acontece a 3 de março no Teatro Académico de Gil Vicente. Comemorações contam também com uma ‘Matinée’ na Casa das Artes Bissaya Barreto, com um concerto de artistas da editora CIGA239 no atelier “A Fábrica”, com um ciclo de debates organizado pelo Departamento de Informação e com homenagem a Afonso Macedo.

É já no próximo dia 1 de março que se celebra o 37º aniversário da Rádio Universidade de Coimbra. São 37 anos de muitas pessoas e de muitas realidades cuja paixão pela rádio acaba por ser o único traço em comum entre todas – quer seja nos programas de música, na informação, nos tão característicos relatos ou, mesmo que longe dos microfones, no departamento de técnica. Embora 37 não seja um número redondo, a continuação daquela que é a única rádio-escola portuguesa por mais um ano é sempre motivo de celebração e, por isso, os radialistas de hoje prepararam um vasto e diversificado programa para assinalar a data. Inserido na XXV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que tem “Horizonte” como tema, o lema do aniversário da RUC é: “É até arder!” – a frase inspira-se na última festa organizada pela estação radiofónica, que só terminou quando uma coluna pegou fogo, mas traduz um bocadinho o espírito de quem faz a rádio e que não deixe que ela acabe.

OCENPSIEA e Quelle Dead Gazelle sobem a palco no TAGV para concerto de aniversário

Depois de Luca Argel e de Fogo Fogo, este ano são duas as bandas que fazem o concerto de aniversário da Rádio Universidade de Coimbra na noite do próximo dia 3 de março, no palco do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Os primeiros a atuar são os OCENPSIEA – este é um projeto musical que almeja a exploração de novas sonoridades através da mistura de sons acústicos com eletrónicos e grooves que vão desde o jazz ao hip hop, explorando planos tonais e modais. O grupo é constituído por João Nuno Teixeira Vilaça, na bateria, e Gonçalo Cravinho Lopes, no baixo e contrabaixo. Ao vivo, sendo uma formação flexível, convidam diferentes artistas de forma a tornar os espetáculos inesquecíveis e únicos. A banda tem três discos gravados, o primeiro intitulado Conega 103 (2017), o segundo SABÃO ROSA (2018) e o mais recente Oceano-Mar (2021). OCENPSIEA visa desvendar novas sonoridades com novas perspetivas de audição e compreensão da música ao seu público, e, sendo muito jovens, são um importante exemplo da música do século XXI. Depois, vêm os Quelle Dead Gazelle – compostos pelo guitarrista Pedro Ferreira e pelo« baterista Miguel Abelaira, incorporam o espírito de uma gazela livre que corre nas planícies entre o Serengeti, Chicago e Lisboa. Foi ela quem colocou na cabeça dos artistas as cadências sincopadas dos ritmos africanos que se encontram com os sons da desconstrução que a aventura pós-rock ofereceu às gerações futuras e que, em 2012, deu origem ao 1o single. Desde aí, o grupo conta já com 1 EP e 2 álbuns lançados, sendo que o último, Dança Suja Chão Sujo, foi lançado no final do ano de 2022 com gravação e produção pelo duo no HAUS.

Terminado o concerto, a RUC não abranda e espera-se que a noite seguinte (sábado, dia 4) seja de festa rija. Os locutores saem do conforto dos estúdios da Padre António Vieira e migram para o outro lado da Praça da República, para a Casa da Madeira, onde assumem o papel de DJs e animam a madrugada de todos os que se quiserem juntar à comunidade ru(iana.

Homenagem a Afonso Macedo no dia em que se comemoram 37 anos de RUC

A 1 de março, aniversário da RUC, recorda-se um dos nomes mais influentes da história da estação conimbricense. Afonso Macedo, que partiu no ano de 2022, dá nome ao terraço onde tantas horas passou em vida – depois de fecho forçado devido à intervenção levada a cabo no edifício-sede da Associação Académica de Coimbra, o espaço reabre agora como Terraço Afonso Macedo. Para marcar a homenagem, David Rodrigues, eterno parceiro do nosso Afonso, anima o corredor da Rádio Universidade de Coimbra com um DJ set para o qual todos estão convidados.

Os “horizontes” da RUC, da AAC, da UC e de Coimbra em foco na programação informativa

Neste aniversário, o departamento de informação sai à rua para ouvir novos e velhos várias perspetivas acerca dos temas que habitualmente cobre, de forma a, mais uma vez, explorar os “horizontes” da cidade. No primeiro momento, também a 4 de março (14h00), a conversa debruça-se sobre a própria RUC e tem lugar no recém-nomeado Terraço Afonso Macedo, contando com a participação de algumas das pessoas que a compuseram (e compõem): Helena Pais (atual coordenadora do Departamento de Informação), Fausto da Silva (sócio-fundador da RUC com passagens por todos os departamentos, co-autor do programa “Santos da Casa”, programa de música portuguesa ativo há mais tempo na rádio nacional), Irina Sales Grade (ex-coordenador do Departamento de Técnica) e Diogo Barbosa (atual diretor do Departamento de Programação). Depois, a 11 de março (14h00), a RUC desce aos Jardins da Associação Académica de Coimbra para discutir a própria associação. Para já, confirma-se a presença do atual presidente da Direção-Geral da AAC, João Caseiro, e de João André Oliveira (atualmente na rádio Antena 3, teve passagens por estruturas tão diversas como a RUC, o CIAAC, a Comissão Organizadora da Queima das Fitas, o Conselho Cultural da AAC e a Assembleia de Revisão de Estatutos da AAC). No sábado seguinte, (dia 18, pelas 14h00) a conversa recai sobre a Universidade de Coimbra. Para isso, a RUC conta com a presença de um representante da reitoria, da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra, da professora Clara Almeida Santos, da Faculdade de Letras, e de Ernesto Costa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia. A terminar, no dia 1 de abril (14h00), discute-se a cidade no Café Santa Cruz – confirmados estão José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Isabel Craveiro, diretora da companhia Teatrão.

Festa CIGA 239 e Matinée completam a programação

Com início pelas 22h00 de dia 17 de fevereiro (sexta-feira) no Atelier ‘A Fábrica’, o conjunto de músicos conimbricenses CIGA 239 anima a noite que marca o arranque das celebrações do aniversário da RUC. O grupo, composto maioritariamente por antigos e atuais associados da rádio, surge mais uma vez como resultado da procura dos “horizontes” da música (neste caso, música eletrónica) na cidade.

A fechar as festividades (sem contar com aquilo que a informação tem para oferecer), o DJ EON_Z desloca-se até à Casa das Artes Bissaya Barreto no próximo dia 17 de março em mais uma Matinée com a curadoria RUC.

Design de Maria Nolasco

 

 

PARTILHAR: