[object Object]

Amílcar Falcão foi reeleito reitor da UC

O atual reitor foi eleito com 27 votos a favor e 4 em branco. Todos os representantes dos estudantes no Conselho Geral participaram na eleição.

O atual reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, foi reeleito para mais 4 anos de mandato na reunião plenária do Conselho Geral (CGUC) de segunda-feira, dia 6 de fevereiro. Desde 2019 que ocupa o cargo e graças a 87% dos votos vai manter-se nesta posição até 2027.

O candidato único reuniu 27 votos favoráveis entre os 31 membros do CGUC que estiveram presentes no plenário (do total de 35 que compõem o órgão). Quatro pessoas não compareceram “por motivos de força maior”, de acordo com um comunicado de imprensa da UC, e quatro boletins foram deixados em branco. É de notar que o escrutínio foi secreto.

A presidente do Conselho Geral, Gabriela Figueiredo Dias, deixa, em nota de imprensa, o seu agradecimento a Amílcar Falcão pelo compromisso com o projeto da UC. A dirigente afirma também que houve um diálogo construtivo entre o CGUC e o candidato, no contexto da apresentação do plano de ação para o próximo mandato.

A ata eleição do reitor da UC já é publica e nela constam os detalhes do processo e os membros do CGUC que marcaram presença. Todos os representantes dos estudantes estiveram presentes e deixaram o seu voto. A RUC falou com José Gama, representante dos alunos de 1.° e 2.° ciclo, que adiantou que a eleição foi “rápida e simples”.

A tomada de posse de Amílcar Falcão está agendada para o dia 1 de março.

Fotografia: Universidade de Coimbra

PARTILHAR: