[object Object]

Equipa da FCTUC cria projeto para autorreparação de materiais metálicos

Equipa de profissionais do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE) desenvolveu projeto “CrackFree”. Investigadora diz que projeto se concentra na elaboração de um sistema de autorreparação em materiais metálicos para aplicação em áreas como aeroespacial, aeronáutica ou biomédica.

Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu, nos últimos quatro anos, um projeto que visa contribuir para a autorreparação de materiais metálicos. O projeto no qual está inserida esta pesquisa chama-se “CrackFree”.
Em entrevista a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Ana Sofia Ramos, investigadora do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE) explica que este projeto avançou devido às candidaturas que foram realizadas para alguns fundos de apoio a este tipo de investigações.

A equipa de investigação, como explica Ana Sofia Ramos, é formada por profissionais que pertencem ao CEMMPRE.A pesquisa, como acrescenta a investigadora, não está limitada ao departamento de engenharia mecânica, nem ao mundo académico da Universidade de Coimbra (UC).

O desafio principal que foi enfrentado ao longo do processo, como explica Ana Sofia Ramos, relaciona-se com a temática de auto-reparação. Dois dos objetos que a investigadora disse serem fundamentais para prosseguir com a pesquisa são um sensor e um atuador.

Ana Sofia Ramos informa que o projeto “CrackFree” acabou em julho do ano passado, mas a pesquisa ainda está em fase de evolução.

A pesquisa de materiais metálicos autrreparaveis, como informa Ana Sofia Ramos, avançou na vertente do sensor e do atuador, mas acrescenta que se trata de uma pesquisa difícil e que ainda falta muito trabalho.

PARTILHAR: