[object Object]

FNAEESP critica mudança de plano do governo acerca de condições de acesso ao Ensino Superior

João Pedro Pereira afirma que alojamento e provas de ingresso são os principais problemas do ensino superior. Dirigente federativo culpa executivo governativo de mudar de intenções nas medidas.

A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico ( FNAEESP) apresentou um artigo de opinião, redigido pelo presidente, João Pedro Pereira, onde são apresentados alguns problemas relacionados com o acesso ao Ensino Superior. Este comunicado é “um reflexo do trabalho desenvolvido e vinculado pelos Associados da FNAEESP, que representam os cerca de 154 mil estudantes do Ensino Superior Politécnico, e que estão extremamente descontentes com as possíveis consequências das alterações.”

Em entrevista à RUC, João Pedro Pereira refere que este artigo é resultado das alterações que o governo fez às medidas que queria implementar para o acesso ao Ensino Superior. O dirigente federativo aponta para a “necessidade urgente a divulgação atempada das informações que são prestadas aos estudantes, para dar tempo de adaptação na cidade que os vai receber.”

João Pedro Pereira diz que as instituições politécnicas tem dificuldades em captar talento pois sete em quinze estão localizadas no interior. O dirigente federativo acrescenta que os alunos do ensino profissional só ingressam no ensino superior porque os Politécnicos lhes abrem as portas.

O presidente da federação afirma que o sistema dos exames de ingresso deve ser repensado. João Pedro Pereira acredita que estas provas devem ser “niveladores, não bloqueadores” e que devem servir para “capacitar qualquer pessoa para se preparar para aquelas provas que realmente necessita”.

João Pedro Pereira fala ainda dos problemas no alojamento estudantil. O dirigente federativo pede para que a divulgação das informações que são prestadas aos estudantes seja mais atempada, para dar tempo de adaptação na cidade que os vai receber. O presidente da federação elogia o trabalho para a construção de novos alojamentos, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O comunicado acrescenta ainda que a federação depara-se “com excelentes números alcançados no que toca às candidaturas ao ensino superior, com o aumento das notas dos exames e, consequentemente, com o aumento das médias dos cursos nas Instituições de Ensino Superior mas, ainda assim, os problemas já identificados do Acesso não foram solucionados com o preenchimento das vagas.”

FOTO: Sapo

PARTILHAR: