[object Object]
16.01.2023POR Rui Rodrigues

Zé Nando: “Em jogo jogado não fomos inferiores”

A Académica perdeu este domingo dia 15 com a União de Leiria por 1-3, naquele que é um dos dérbis da região Centro.
A equipa de Coimbra sofreu o primeiro golo nos últimos instantes da primeira parte marcado por Gonçalo Gregório de penálti. Diogo Leitão aos 54 minutos e Jair aos sessenta marcaram para os leirienses. Douglão aos 63 reduziu para a Briosa.
No final desta 14ª jornada a União de Leiria está no primeiro lugar com 29 pontos e a Académica é última classificada com 11.

No final do jogo o treinador dos estudantes, Zé Nando, falou na sala de imprensa sobre este jogo. O técnico da Académica esperava por dificuldades porque a União de Leiria estaria ferida no orgulho por causa da derrota com o Alverca na última jornada. Segundo Zé Nando o adversário tem uma equipa ofensiva e a Briosa ia ter menos bola no jogo.

Sobre a primeira parte…

O treinador estudantil afirmou que a primeira jogada de golo eminente foi protagonizada por Perea de cabeça. Para Zé Nando   sofrer depois o golo aos 46 minutos, num erro da equipa, alterou o estado anímico para a segunda parte

Sobre a segunda parte parte…

Aos 54 minutos o segundo golo da União de Leiria é obtido na sequência do que Zé Nando considera falta clara sobre David Brás no inicio da jogada. A ganhar por 2 e depois por 3  a equipa de Leiria, equipa experiente, controlou um jogo em que Zé Nando não considera que a sua equipa tenha sido inferior ao adversário.

Alterações táticas e substituições

O colombiano Juan Perea foi colocado na direita do ataque por Zé Nando para dar velocidade desse lado.  O treinador afirmou que depois mudou-o para ponta de lança colocando David Brás na direita. Esta alteração ficou a dever-se aos ataques perigosos da UDL pelo lado esquerdo mas foi em 4x4x2 que a Briosa teve para o técnico o melhor período na partida. Na segunda parte e a perder a Académica precisava segundo o técnico de mais posse de bola e Zé Nando fez entrar David Caiado para o lugar do “amarelado” Perea.

 

Calendário difícil

O calendário ditou confrontos seguidos da Briosa com as três equipas de cima da classificação. Primeiro Amora, agora Leiria e para a semana Sporting B. Para Zé Nando com o aproximar do terminus da primeira fase, as equipas estão a reforçar-se para ficar nos 4 primeiros lugares. O técnico da Briosa afirmou que a Académica precisa de duas vitórias seguidas para tranquilizar a equipa e que esta vai trabalhar para as conseguir.

Reforço da equipa

Em Janeiro já chegaram 3 jogadores à Briosa e saíram alguns mais. Questionado pela RUC sobre mais entradas e para que posições, Zé Nando afirmou que a equipa tem um médio defensivo, um 6, mas que quer mais um com outras características. Outra posição em que a Briosa procura um jogador é, segundo o treinador, para defesa esquerdo. O  plano para o próximo jogo é, nas palavras do técnico principal,  treinar até ao dia do jogo e no dia do jogo, jogar.

 

A Briosa mantém o último lugar com 11 pontos. Na próxima jornada a Académica desloca-se a Alcochete para defrontar o Sporting B, no sábado dia 21 às 11:00.

 

PARTILHAR: