[object Object]

Em “50 anos a construir o futuro”, FEUC desenha programa para celebrar meio século de vida

A Escola quer abrir-se à cidade e ao pais através de um conjunto de iniciativas que passam por conferências, exposições, livros, vídeos e até uma sessão comentada de filmes no Salão Brazil.

Com duração de um ano, a programação tem início no dia 2 de dezembro de 2022 com uma conferência com a Comissária Europeia, Elisa Ferreira a dissertar sobre “Território e desenvolvimento económico”. Termina com uma reflexão de Boaventura Sousa Santos sobre o futuro da Universidade.

O diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Álvaro Garrido, em conferência de imprensa realizada no dia 10 de novembro, lembrou razões para a celebração.

De abril a julho de 2023, a FEUC acolhe uma exposição de Alfredo Cunha sobre o 25 de Abril. No Café Santa Cruz vão realizar-se entrevistas que serão gravadas em vídeo e que vão ficar disponíveis no site criado paras as comemorações.

Filmes e documentários serão apresentados no Salão Brazil. Depois da projeção acontece uma conversa sobre as fitas com docentes da FEUC. Já o “Clube de Leitura” convida professores da FEUC a omentarem livros de referência do pensamento económico e social.

O conjunto de iniciativas pretende dar a conhecer a instituição e extravasar os muros da cidade.

A FEUC é frequentada por estudantes de 50 nacionalidades diferentes. Os alunos que frequentam cursos de mestrado e de doutoramento já representam 40 por cento do total dos estudantes da faculdade. De acordo com o diretor da instituição, são muitos os ex-alunos que se destacam no panorama nacional e internacional.

O CeBER (Centre for Business and Economics) e o Centro de Estudos Sociais o vão promover várias conferências. As iniciativas vão abordar temas como a sustentabilidade (“Economics and Business Roads do Sustainability”) e “Trabalho, Economia e Sociedade”, entre outros. Luíza Schmit, Susana Peralta, Carlos Farinha Rodrigues, João Peixoto e Manuel Carvalho da Silva, são alguns dos oradores que vão debater com docentes da FEUC.

Vai também ser realizado um grande congresso de Sociologia de 4 a 6 de abril de 2023. Há 20 anos que não acontece em Coimbra.
Pode consultar a programação aqui.

PARTILHAR: