[object Object]

Conferência sobre incêndios florestais reúne em Coimbra bombeiros e investigadores

Conferência engloba cursos, palestras de especialistas de renome internacional e várias apresentações de investigações sobre incêndios florestais. O programa também inclui uma visita ao laboratório do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra.

A 9ª Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais arrancou na sexta-feira, dia 11 de novembro, com o 6º Curso Internacional sobre Segurança Pessoal. Organizada pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Universidade de Coimbra (UC), a conferência conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Domingos Xavier Viegas, diretor do CEIF e professor do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Coimbra, em declarações à RUC, sublinha a importância da investigação que tem vindo a ser desenvolvida sobre o comportamento extremo do fogo, tanto a nível nacional como internacional.

O especialista em incêndios florestais refere que boa parte da investigação que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos tem já aplicação prática no terreno. A transmissão do conhecimento aos operacionais de combate aos incêndios é feita por via de cursos e ações de formação, de acordo com o professor. O CEIF utiliza o laboratório em que desenvolve atividade para fazer demonstrações sobre o comportamento do fogo perigoso.

No entanto, Domingos Xavier Viegas reconhece que pode ser feito mais no que toca à salvaguarda dos operacionais que combatem os fogos florestais. A exemplo disso, o professor do DEM assinala o estudo sobre o impacto do fumo na saúde dos bombeiros que foi apresentado durante o 6º Curso Internacional sobre Segurança Pessoal nos Incêndios Florestais.

Domingos Xavier Viegas destaca ainda o curso sobre o comportamento do fogo que decorreu no fim-de-semana. O curso dirigia-se, sobretudo, a especialistas e investigadores, mas também contou com a participação de operacionais, interessados em “saber como é que se pode prever, estudar e modelar o comportamento do fogo”, segundo o diretor do CEUF.

Até ao dia 18 de novembro, mais assuntos estão em destaque na 9ª Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais. O evento conta com sete palestras de especialistas de renome mundial e várias apresentações de trabalhos de investigação. Do programa também fazem parte uma visita ao laboratório do CEIF, na próxima quarta-feira, e uma viagem de estudo à Serra da Estrela, na sexta-feira, para ver a área ardida em agosto deste ano e aquilo que se está a fazer para recuperar a mesma.

PARTILHAR: