[object Object]

Parceria digital antecipa “projetos de grande dimensão” entre UC e CMC

Cibersegurança, partilha de redes e apoio da CMC à UC no reforço das ligações de internet são áreas nas quais incide o protocolo. Amílcar Falcão promete que a Câmara Municipal e a Universidade “vão dar passos para estar à frente do nosso tempo”.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Universidade de Coimbra (UC) estabeleceram esta terça-feira uma parceria no âmbito das tecnologias digitais, conforme tinha sido aprovado na reunião do executivo municipal do passado dia 25 de julho.
Na cerimónia de assinatura de protocolo, que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, José Manuel Silva foi o primeiro a fazer uso da palavra, salientando “a sinergia importante” e a “partilha de recursos” entre os organismos. Numa altura em que o executivo procura apostar na digitalização, o autarca identifica a instalação de um backup do sistema informático da CMC no data center da Universidade como o ponto principal da parceria.

 

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra refere ainda que este protocolo vai permitir “casar redes” entre as ligações wifi “Coimbra+” e “Eduroam”. Segundo afirma, a partir de agora vai ser possível que ambas as redes estejam interligadas.

 

Após intervenção de José Manuel Silva e a assinatura do protocolo, foi a vez de se pronunciar o reitor Amílcar Falcão. À informação dada pelo autarca, o dirigente máximo da Universidade de Coimbra acrescentou que a CMC vai disponibilizar o acesso às infraestruturas camarárias para passar cabelagem que permita o reforço da ligação de internet em zonas onde é mais frágil (como acontece na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, no Estádio Universitário ou no Observatório Astronómico).

 

O reitor terminou o seu discurso afirmando que a Universidade “tem muito para dar à cidade, assim como tem muito tem muito para receber”. Apesar de não adiantar detalhes, Amílcar Falcão explica que esta colaboração é o princípio de uma ligação muito maior que vai ser estabelecida.

 

De acordo com ambos os intervenientes, as iniciativas estabelecidas no protocolo devem concretizar-se nos próximos meses.

PARTILHAR: