[object Object]
13.11.2022POR Gonçalo Pina

Modelo de voto do ENDA mantém-se inalterado e AAC continua de fora

João Caseiro afirma que explicou as motivações da Associação Académica de Coimbra para a sua tomada de posição, mas aponta que “não houve vontade” do outro lado. Apenas nova decisão tomada em Assembleia Magna ou mudança do formato de votação trazem a AAC de volta ao ENDA.

A discussão da alteração do modelo de voto que aconteceu no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) extraordinário deste sábado acabou por resultar na manutenção do regimento da estrutura e no consequente abandono da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Após não ter comparecido em dois encontros consecutivos, a Direção-Geral da AAC (DG/AAC) torna agora vinculativa a posição votada pelos estudantes em Assembleia Magna. De acordo com João Caseiro, as organizações presentes não mostraram disponibilidade para responder às exigências dos conimbricenses, algo que se tornou notório desde o primeiro momento.

Durante a reunião, o presidente da DG/AAC refere ter informado os colegas das outras estruturas da discussão interna da associação, ficando assim avisados da sua não comparência nos próximos ENDA. Para além da mudança do modelo de voto, o responsável lembra que apenas uma nova votação em Assembleia Magna traria a associação de volta aos encontros – uma mudança de posição que espera não acontecer.

Segundo o estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), a cisão com o ENDA é algo que não quebra os laços entre as diferentes associações e federações, uma vez que estas não deixam de colaborar em outras instâncias.

PARTILHAR: