[object Object]
05.10.2022POR Miriam Lopes

Serenata regressa à Sé Nova no arranque da Festa das Latas

A tradição ainda é o que era e o Largo da Sé Nova encheu-se para ouvir a Serenata da Festa das Latas e Imposição de Insígnias nos seus moldes tradicionais. E fez-se silêncio para se ouvir Coimbra em forma de canção.

Esta foi a primeira Serenata da Festa das Latas desde 2019. Após 2 anos de paragem devido à pandemia de Covid-19, a escadaria da Sé Nova voltou a ser palco do Canto e do Fado de Coimbra. Debaixo das capas dos seus padrinhos e madrinhas, muitos “caloiros” puderam escutar a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) e o grupo de Fado d’Anto e experienciar mais um momento de tradição académica.

João Sousa, presidente da SF/AAC, minutos antes dos primeiros acordes, confessou ser “um enorme gosto” ver novamente a multidão reunida e garantiu que a Secção de Fado e os seus grupos continuam a ter como missão a preservação da tradição.

O presidente da Secção de Fado garantiu que todos os momentos musicais foram preparados com carinho e que o objetivo, como sempre, é o proporcionar  de um momento especial que fique na memória neste início de mais uma Festa das Latas.

João Caseiro, presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra demonstrou estar satisfeito com este regresso da tradição Coimbrã e assumiu algumas expectativas não só para noite da Serenata mas também para o resto da semana.

A Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2022 será a primeira para os alunos de 1º, 2º e 3º ano. João Caseiro garantiu que o programa das atividades se mantém fiel à tradição e que o desejo é que os estudantes usufruam duma festa académica bem organizada e que possam aproveitar para se conhecerem uns aos outros e à cidade de Coimbra.

Quando soaram as 12 badaladas a escadaria da Sé Nova encheu-se de músicas de António Portugal, Carlos Paredes, José Afonso, Luiz Goes, Machado Soares e José Amaral. A Balada de Coimbra de José Elyseu e Artur Paredes marcou o final de um dos momentos mais emblemáticos da festa dos estudantes. Seguiu-se a tradicional Revolta do Grelo na Cantina dos Grelhados.

A Praça da Canção recebe as noites do parque a partir de hoje, dia 5 de outubro, e até domingo dia de Cortejo com a imposição de insígnias marcada para a Sé Nova a partir das 10 da manhã.

Fotografia: Diário de Leiria

PARTILHAR: