Imagem principal
03.05.2022POR Laura Rojo

Direção-Geral requalifica Jardins da Associação Académica de Coimbra

Com o objetivo de preservar um espaço de relevância histórica da cidade, a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) vai promover, durante as próximas semanas, a requalificação dos “Jardins da AAC”, contanto com o envolvimento de estruturas da casa.

Os “Jardins da AAC” são um espaço de bastante afluência de estudantes, uma vez que acolhe o bar, e está localizado atrás do edifício da Associação Académica, na Rua Padre António Vieira. Apesar desta afluência, os “Jardins da AAC” ainda não viram quaisquer melhorias desde a sua inauguração, em 1962. A 4 de maio vai iniciar-se o processo de requalificação dos jardins. O administrador da Associação Académica de Coimbra (AAC), Rodrigo Marques, salientou à Rádio Universidade de Coimbra (RUC) a necessidade sentida de uma valorização do espaço, e o objetivo deste processo.

Com o decorrer destas intervenções, existe a possibilidade de que o movimento habitual seja afetado. Rodrigo Marques trouxe o tema à baila durante a sua conversa com a RUC, e explicou que, em concreto o “Bar da AAC”, não irá sentir qualquer consequência direta desta ação. Ainda deu o exemplo da requalificação da calçada dos Jardins que, já iniciada, não interferiu no seu funcionamento.

Durante o decorrer da valorização dos “Jardim da AAC”, a DG/AAC conta com a colaboração de diversas estruturas, incluindo Secções Culturais e Núcleos de estudantes. Não obstante, o Administrador da AAC apela ainda à participação e envolvimento de mais estruturas e entidades.

Apesar de já haver uma data de início da requalificação dos “Jardins da AAC”, o seu fim ainda é incerto. Por ainda haver oportunidade de participação externa, é difícil prever uma data exata de conclusão deste processo. Todavia, Rodrigo Marques conta que no início do próximo ano letivo, os Jardins terão outro aspeto para receber os novos estudantes.

Este projeto de requalificação foi denominado de “Valorizar os Jardins”, e o seu lançamento acontecerá amanhã, dia 4 de maio às 14:30, no palco dos “Jardins da AAC”. A DG/AAC apela à participação neste acontecimento, bem como no envolvimento do projeto.

(Fotografia: RUC)

PARTILHAR: