[object Object]

Secção de Fado e Organismos Autónomos fora do Sarau Académico por “falta de condições dignas”

Grupos académicos consideram que condições oferecidas pioram “de ano para ano”. Comissão Organizadora da Festa das Latas aponta como “tardias” as críticas feitas.

A Secção de Fado da AAC (SF/AAC), assim como o Orfeon Académica de Coimbra (OAC), o Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC) e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) não participaram no Sarau Académico da Festa das Latas e Imposição das Insígnias deste ano. Em comunicado enviado à RUC, os grupos académicos manifestaram o seu desagrado quanto às condições proporcionadas pela organização da Festa das Latas, que consideram ser “insuficientes” e “desrespeitosas”. O presidente da Secção de Fado, João Sousa, espera que a não participação destes grupos no Sarau académico seja uma “mensagem clara” para a Comissão Organizadora.

Em causa, esteve a data escolhida para a realização do evento. O Sarau Académico, tradição usualmente realizada às sextas-feiras, decorreu este ano numa segunda-feira, na véspera da Serenata. Para os signatários, o facto de o Sarau se realizar fora do período de pausa letiva da Latada significa uma “desvalorização dos grupos académicos que nele participam”. Para além disto, também o horário de realização do Sarau foi visto com maus olhos. Para Teresa Aguiar, presidente do Orfeon Académico, torna-se difícil ter “adesão” ao evento por parte dos músicos, considerando que o horário de realização do espetáculo se enquadra ainda num período de atividade letiva.

As opções de alimentação foram outra das críticas apontadas pelo conjunto de grupos académicos. Segundo o comunicado, “a alimentação proporcionada aos membros dos grupos, consistindo em 2 cachorros quentes e 1 senha de bebida por elemento do grupo, não constitui uma opção digna”. Beatriz Patrício, presidente da direção do CMUC, recordou que, em anteriores edições, a norma era a de uma refeição quente por músico.

Embora o comunicado tenha sido feito em conjunto, a decisão da não participação nesta edição do Sarau Académico foi tomada separadamente por cada um dos grupos. Beatriz Patrício referiu ainda que, após terem sido estabelecidas certas condições de participação, a organização da Festa das Latas “voltou atrás com a palavra”, alterando as condições de participação.

Comissão Organizadora aponta como “tardias” críticas feitas às condições oferecidas

Rodrigo Marques, coordenador da Festa das Latas e administrador da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), diz desconhecer qualquer tipo de recuo na palavra por parte da Comissão Organizadora. O dirigente referiu que, na reunião onde foram discutidos os detalhes do Sarau Académico, “não houve qualquer tipo de objeção às condições oferecidas”.

Para Rodrigo Marques, a oposição às condições de realização do evento, comunicadas na passada sexta-feira dia 30, foi tardia, tornando-se “impossível” do ponto de vista logístico aceder aos pedidos dos grupos académicos.

Quanto às críticas feitas às refeições oferecidas, o coordenador rematou mais uma vez para o “contacto tardio” feito pelos grupos académicos. Segundo Rodrigo Marques, tendo em conta que os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) encerram à tarde de sexta-feira, e que os pedidos dos grupos académicos foram feitos após este período, ser-lhes-ia “impossível” fornecer um serviço de refeições quentes.

Apesar das críticas, o coordenador da Festa das Latas afirmou que o feedback recebido por parte dos estudantes foi positivo, considerando que a comunidade académica “se sentiu envolvida neste evento”.

PARTILHAR: