[object Object]

Clarificação e redução são as alterações ao Código de Praxe da Universidade Coimbra

Reforma do Código de Praxe conta com edições para caloiros, doutores e veteranos. Novo código pretende ser mais claro e organizado.

O evento de apresentação do novo Código da Praxe teve lugar no centro cultural D.Dinis e contou com a presença do Dux Veteranorum, Matias Correia, Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro e o Coordenador da Queima das Fitas, Carlos Missel. Em declarações aos jornalistas, Matias Correia apontou a necessidade de transferência de costumes para as novas gerações, como fator de reavaliação do documento.

Segundo Matias Correia, foi em 2019 que o processo de reformulação do código de praxe teve início. O Dux enunciou os objetivos desta reforma: clarificação e reorganização, redução e correção da hierarquia.

O Conselho de Veteranos anunciou que irá criar 3 edições para o novo Código da Praxe, de forma ser mais acessível a todos: uma edição caloiro, em modo panfletário; a edição doutor e ainda uma edição veterano.

O segundo artigo do novo Código da Praxe refere que a capa e a batina é um direito consagrado a todos os estudantes do ensino superior de todo o país. Segundo Matias Correia, este direito é uma novidade e não estava incluído no último documento.

O Novo Código da Praxe da Universidade de Coimbra realça que é estritamente proibido todas as atividades que lesem fisicamente ou a integridade moral dos participantes da praxe. O Dux Veteranorum relembrou que quem o fizer irá sofrer as consequências por parte do Conselho de Veteranos, da UC ou até de autoridades competentes.

O novo código pode ser consultado nas redes sociais do Conselho de Veteranos. As versões físicas do documento só estarão disponíveis depois da Festa das Latas.

PARTILHAR: