[object Object]
05.09.2022POR João Dias

Intervenção cívica, política educativa e desporto universitário marcam mais um Fórum Internúcleos

Temas como a saúde mental, o desporto e a criação de um Fórum AAC foram discutidos em Oliveira do Hospital.

O encontro entre a Direção-Geral (DG/AAC) e os 26 Núcleos de Estudantes da Associação Académica de Coimbra realiza-se há vários anos e procura reunir os diversos dirigentes associativos da casa num ambiente de discussão e debate de conteúdo relativo às mais diversas matérias. Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Diogo Palhares, coordenador geral dos Núcleos da AAC, afirma que saíram de Oliveira do Hospital, moções com capacidade e qualidade para serem apresentadas às instâncias internas, Reitoria da Universidade de Coimbra e Ministério da Educação.

Uma das principais moções que saiu do Fórum Internúcleos foi, segundo o dirigente associativo, sobre a saúde mental. Diogo Palhares diz que a Universidade de Coimbra (UC) possui poucos psicólogos para ajudar os seus alunos e que a AAC pede um aumento destes profissionais dentro da universidade para responder às necessidades dos estudantes.

Diogo Palhares afirma que o Conselho Internúcleos é um órgão que tem vindo a ser esquecido e que a atual direção geral quer voltar a dar importância. O dirigente associativo agradece a alguns membros deste órgão pela presença neste fim de semana em Oliveira do Hospital e diz que este órgão irá ter mais protagonismo.

João Caseiro, Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra(DG/AAC) trouxe ainda à discussão o tema do desporto. O mote foi dado pela DG que acredita que os núcleos podem ser uma ponte com os estudantes que representam para incentivar a participação no desporto universitário.

Numa altura em que já decorrem os trabalhos da Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE), o Fórum Internúcleos também discutiu algumas propostas que podem ser levadas à Assembleia. João Caseiro refere que a DG não se vinculou a nenhuma proposta mas que se discutiu a possibilidade da criação de novos órgãos.

João Caseiro afirmou que é intenção da DG realizar neste mandato um Fórum AAC. O dirigente associativo promete mais desenvolvimentos brevemente.

PARTILHAR: