[object Object]

Mestrado em Cidades e Comunidades Sustentáveis é nova aposta da Universidade de Coimbra

Vai haver um novo mestrado que resulta da parceria da Universidade de Coimbra com outras duas universidades (uma localizada em França e outra sediada na Finlândia) . A Aliança EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias – vai ministrar um mestrado incidido em “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

A Universidade de Coimbra vai oferecer à comunidade estudantil, no próximo ano letivo, um novo mestrado integrado nas áreas de cidades e comunidades sustentáveis. O projeto resultou da aliança denominada de Campus Europeu de Cidades Universitárias e tem a duração de 2 anos, sendo que as aulas vão ser lecionadas em inglês.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra o coordenador do mestrado, Manuel Gameiro da Silva, explica como é que vai funcionar a junção de três universidades de países diferentes num só mestrado.

Este mestrado aborda questões como a habitação, a mobilidade sustentável a gestão de espaços urbanos, entre outros assuntos relacionados com as cidades e a sustentabilidade das mesmas. A aliança de que resulta o mestrado conta com o contributo de 7 universidades diferentes e, segundo o coordenador do projeto, os estudantes terão a oportunidade de fazer a sua tese noutros lugares do mundo.

O docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra destaca ainda que o Campus oferece aos alunos a oportunidade de estudarem no exterior, desenvolverem experiências multiculturais e expandirem a sua rede profissional. Para Manuel Gameiro este mestrado vem “abrir horizontes”.

O coordenador do mestrado, Manuel Gameiro da Silva, considera que o grau vai dar resposta à carência de especialistas nas áreas da sustentabilidade. A iniciativa pretende dar resposta aos planos e metas políticas da União Europeia na área do Desenvolvimento Sustentável que vão ser criadas juntamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As candidaturas ao novo mestrado estão abertas até 15 de julho.

PARTILHAR: