[object Object]

Convento São Francisco acolhe Seminário “Coimbra: Cultura Acessível”

O Teatrão, em colaboração com o Município de Coimbra promove, no próximo dia 9 de junho, quinta-feira, o seminário “Coimbra: Cultura Acessível” que visa a discussão de políticas de acessibilidades a espaços culturais em Coimbra. Apresenta, ainda, um painel diversificado de oradores.

O Seminário “Coimbra: Cultura Acessível” é promovido pelo Teatrão em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), tendo como objetivo o debate de questões de acessibilidade a ambientes culturais em Coimbra e conta com a presença de vários agentes culturais, de forma a discutir e delinear a transição para uma cidade mais acessível a nível cultural.

Em declarações à RUC, a diretora artística do Teatrão, Isabel Craveiro, começa por defender a importância e necessidade do igual acesso a todos aos equipamentos e à programação cultural em Coimbra. Conta ainda, sobre os objetivos da atividade que passam, essencialmente, pela discussão da questão da acessibilidade na cidade.

Em relação às temáticas a serem abordadas no seminário que decorre esta quinta-feira, dia 9, a diretora nomeia os transportes e mobilidade e o diálogo com a comunidade sobre as barreiras e problemas existentes. Isabel Craveiro considera urgente a resolução desta problemática, tendo em conta a carência de, por exemplo, sessões com áudio-descrição e suporte de língua gestual na área do teatro.

Apesar desta urgência, a diretora artistica do Teatrão considera que este processo vai ser demorado, visto ser necessário orçamentos para a adaptação dos espaços e, também, uma educação a nível de novas formas de pensar e abordar o assunto.

Isabel Craveiro refere que a acessibilidade se estende além da problemática do acesso de pessoas com deficiências à cultura, salientando a necessidade dos habitantes da periferia poderem usufruir de igual acesso aos espetáculos.

Por fim, em relação ao balanço sobre iniciativas do Teatrão que contaram com a aplicação do suporte de linguagem gestual e áudio-descrição, a diretora artística faz um levantamento positivo, tanto do público-alvo como do resto das pessoas.

O evento, gratuito e sujeito a inscrição, conta com a presença de 50 participantes e com uma programação com início ás 10 da manhã e término ás 17 horas. Os oradores são diversos, desde representantes de associações que promovem acessibilidade na cultura, a investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, ainda, uma intervenção do presidente da Câmara Municipal e vereador da cultura, José Manuel Silva.

 

PARTILHAR: