[object Object]

Venda da Pasta volta às ruas de Coimbra

Atividade de cariz solidário ajudou Casa da Infância Doutor Elysio de Moura. Secção de Fado assinalou o regresso do evento com doação de parte significativa da receita do XXX Festuna.

A Venda da Pasta, evento organizado conjuntamente pela Comissão da Queima das Fitas de Coimbra e pela Casa da Infância Doutor Elysio de Moura, decorreu na passada sexta-feira. A venda das pastinhas é o evento de cariz solidário mais antigo de Portugal: uma tradição que consiste na venda das “pastinhas” (réplica das tradicionais pastas preparada pelas crianças) pelas ruas de Coimbra, em conjunto com estudantes universitários. 

A repórter RUC Helena Pais esteve presente na atividade e falou com alguns dos participantes. Isabel Avillez, estudante de primeiro ano de Física, afirmou que conheceu esta inciativa já antes de vir para Coimbra ao pesquisar sobre as tradições, e logo ficou interessada em participar.

Ana, habitante da Casa da Infância Elysio de Moura, falou da importância que o evento tem para a instituição e do quanto esta tradição se deve manter viva.

Após a Venda das Pastas, seguiu-se a Verbena, um lanche para as crianças da casa e para os estudantes participantes que contou com a presença da Estudantina Universitária de Coimbra, como tem vindo a ser tradição. 

Milton Pacheco, responsável da Casa Museu Elysio de Moura e este ano também responsável pela organização da Venda das Pastas, frisou a ligação da instituição à academia e a importância dos estudantes continuarem a inserir esta tradição na Queima das Fitas.

Questionado sobre a doação de verbas relativas à Festuna, Milton Pacheco disse ser uma “ajuda”, até pelas dificuldades que a instituição enfrentou durante dois anos de pandemia.

Pedro Andrade, presidente da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) e também parte da organização do trigésimo Festuna, considera que a comunidade estudantil não pode ignorar a realidade das dificuldades destas instituições. Com isto em mente, o responsável afirma que a secção decidiu oferecer metade da receita da bilheteira do Festuna para ajudar com as contas da instituição.

Após uma serenata monumental bem composta, estes eventos deram início às festividades da Queima das Fitas de Coimbra.

PARTILHAR: