[object Object]

Porto Femme Festival de Cinema chega à Casa da Esquina em Coimbra

A divulgação de películas realizadas por pessoas que se identificam com o género feminino, interpretadas por atrizes e sobre assuntos em volta das mulheres é o tema central do festival Porto FEMME que decorre em Coimbra entre os dias 12 e 14 de maio. Contudo, é importante salientar que este é um ciclo que pode e deve ser assistido por todos os géneros.

Porto Femme Festival Internacional de Cinema, o festival que abrange as mulheres no mundo do cinema, foi estendido, nesta edição, até à cidade coimbrã, mais concretamente, até à Casa da Esquina. Criado, em 2018, por Rita Capucho e Ana Catarina, o festival Porto Femme ambiciona a notoriedade do género feminino na vertente artística, uma vez que são poucos os festivais que têm em conta a mulher.

Rita Capucho enaltece que o objetivo deste festival é o encontro entre mulheres e a intenção de se fazerem ver no mundo do cinema, mostrando, assim, os seus trabalhos.

Para além da reprodução de filmes, o Festival abrange uma competição posterior cingida, apenas, às estudantes da sétima arte, afirma a diretora. O propósito é apoiar as alunas desta vertente artística, mostrando em tela os filmes destes talentos em ascensão.

A diretora do festival tem como propósito estender este ciclo cinematográfico para Coimbra por um tempo indeterminado, isto para proporcionar uma maior afluência de debates e reprodução de filmes no feminino dentro da cidade coimbrã.

Estão em exibição, desde o dia 12 de maio até ao dia 14 de maio, várias sessões em volta da sétima arte.

Para além disso, esta sexta-feira, dia 13 de maio, pelas 18 horas e 30, decorreu a reprodução de quatro curtas-metragens que envolvem a temática do humor nas várias situações do género feminino. O seus nomes são “Debaixo das saias das mães” curta esta que venceu uma das edições passadas do festival, “Solstício de verão”, “Amor sintético” e “O dia em que a minha avó conheceu o Bruce Willis”.

Dia 14 de maio, o último dia, termina com a passagem de filmes em volta das pessoas transgénero, para dar uma maior visibilidade a esta comunidade.

PARTILHAR: