[object Object]

Eleições Assembleia de Revisão de Estatutos: Lista R quer mínimos para a duração das campanhas eleitorais

A separação de competências das estruturas da Associação Académica de Coimbra (AAC), um período mínimo de campanha eleitoral para as eleições e a proximidade com os estudantes na rua são as principais bandeiras da Lista R, com o mote “Rever, Defender, Aproximar”.

A Lista R candidata-se à Assembleia de Revisão dos Estatutos com Beatriz Bernardo a liderar o projeto. Diogo Vale, ex-candidato a presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) é o número dois da lista.

A estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra realça que a separação de competências das estruturas da AAC definida nos estatutos é um ponto a ser revisto na próxima Assembleia de Revisão. A melhor definição das funções de cada secção, segundo a aluna, pode diminuir a interpretação abusiva dos estatutos.

Para além da demarcação de competências, a cabeça de lista realça que sem a cooperação e o diálogo entre os diferentes órgãos da casa, dificilmente os estatutos vão conseguir prever e evitar todo o tipo de conflitos.

A valorização dos processos eleitorais é outra bandeira da Lista R. Para Beatriz Bernardo é essencial aproximar os estudantes das eleições que ocorrem na Associação Académica de Coimbra, sendo que lança  a proposta de haver um período mínimo de campanha eleitoral para as eleições.

É de lembrar que o período de campanha eleitoral foi contestado em Assembleia Magna nas últimas eleições para a Direção Geral, que ocorreram no passado mês de abril, por ter sido de apenas três dias. Diogo Vale, o candidato pela lista U nas últimas eleições para a Direção Geral e agora número 2 da lista R para a Assembleia de Revisão de Estatutos, foi um dos maiores críticos do pouco tempo de campanha eleitoral que a eleição teve.

Sobre como aproximar os estatutos dos estudantes, Beatriz Bernardo apenas vê uma solução: sair à rua.

Beatriz Bernardo adiantou, ainda, que, para a sua lista, o mais importante é salvaguardar o direito de voto dos estudantes. Já para os associados seccionistas, apesar de não terem direito de voto na Assembleia Magna, podem sempre intervir no órgão máximo da AAC, lembrou.

As eleições para a Assembleia de Revisão dos Estatutos vão acontecer na próxima quarta feira, dia 18 de maio. A campanha eleitoral começou a 11 de maio e termina a 16 de maio.

PARTILHAR: