[object Object]
13.05.2022POR Informação RUC

Câmara Municipal de Coimbra formaliza rede de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) formalizou, dia 12 de maio, o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA), que é coordenada pelo município. O objetivo da estrutura é promover a articulação entre as 18 entidades parceiras que atuam nesta área da ação social.

A vereadora da CMC com o pelouro da Ação Social, Ana Cortes Vaz, destaca a importância do NPISA ter sido formalizado. A vereadora salienta, ainda, a necessidade de “trabalhar para o futuro”, procurando soluções para os problemas que enfrentam as pessoas em situação de sem-abrigo.

O diretor do Centro Porta Amiga de Coimbra da Assistência Médica Internacional, Paulo Pereira, salienta que o NPISA Coimbra não foi criado agora, mas que a sua existência já remonta a 2009, ano em que foi definida uma estratégia nacional de trabalho articulado com as populações em situação de sem-abrigo, com a criação de grupos de trabalho locais. O diretor refere que “este executivo não encontrou ou julga saber que não havia nenhum documento assinado” que formalizasse a entidade.

A vereadora afirma que a problemática das pessoas em situação de sem-abrigo tem sido um tema mais sensível para o público nos últimos tempos, principalmente com o contexto pandémico que se viveu, que tornou mais visível esta parte da população e os desafios que enfrentam diariamente.

O assistente social realça que a questão da habitação em Coimbra é um dos assuntos que necessitam de ser desenvolvidos. Paulo Pereira defende que é preciso criar as condições necessárias para que as pessoas consigam ter a habitação condigna a preços razoáveis.

A rede de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo foi, então, formalizada, com o intuito de promover o estudo e a gestão dos recursos adequados, bem como a integração das pessoas que enfrentam situações de carência económica e habitacional, para que estas consigam criar um melhor plano de vida.

PARTILHAR: