Página web do leilão do espaço
31.03.2022POR Sofia Relvão

Espaço da Casa do Cinema de Coimbra a leilão

Leilão da sala de cinema das Galerias Avenida suspenso. Futuro incerto para a Casa do Cinema.

A 24 de março foi dado o início ao leilão do espaço “Estúdio com bengaleiro e cabine de projeção com 254,50 m2”. Trata-se da sala de cinema das Galerias Avenida, onde tem sido dinamizada a Casa do Cinema de Coimbra.

À data da escrita, no web site da leiloeira responsável – C. Paraíso – o leilão aparece como terminado. A alteração ocorreu durante tarde de 31 de março. Um contacto telefónico com a empresa confirmou que o processo terá sido, não terminado, mas “suspenso”.

Tiago Santos, membro do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e da direção da Caminhos do Cinema Português, explica a situação de incerteza em que o projeto é deixado.

Tiago Santos sublinha a importância da programação que tem vindo a ser desenvolvida neste espaço para a “formação fílmica” da população. Realça ainda a falta de apoios fora do festival Caminhos do Cinema Português, que dá nome à organização.

A licitação mínima pedida originalmente pelo espaço é de €105.000. O membro da direção da Caminhos faz a comparação a investimentos municipais passados em espaços para outros setores da cultura em quantias superiores. Assim, o leilão da sala de cinema do Avenida pode surgir como uma possível oportunidade para a Câmara Municipal investir num espaço dedicado ao cinema.

Tiago Santos explica que o investimento que têm feito na sala permite a utilização do espaço a exibição de filmes em segurança e garantindo o conforto dos espetadores. A notícia da colocação do espaço a leilão surge numa altura em que têm tudo a postos para receber licenciamento permanente.

A programação da Casa do Cinema de Coimbra surge da colaboração entre o CEC, a Caminhos do Cinema Português, a Fila K e a Nitrato Filmes. O cruzamento dos públicos destas entidades pode ser perdido, numa das possíveis consequências do encerramento do espaço como existe atualmente.

O diretor da Caminhos deixa um apelo a todos os interessados que não queiram perder a oportunidade de ver uma exibição numa das salas de cinema mais emblemáticas da cidade.

No ano passado, durante o mês de Maio, a Casa do Cinema de Coimbra trouxe nova vida à sala de cinema das Galerias Avenida depois de não se ver mais do que o branco da tela durante 12 anos. Se não houver intervenção do município, quando o leilão for retomado, Coimbra pode arriscar-se a perder mais um espaço cultural, e um cinema de excelência na cidade.

Para saber mais sobre a necessidade de um cinema “tradicional, de bairro” como a Casa do Cinema de Coimbra, pode ouvir a entrevista completa a Tiago Santos acima ou no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra.

PARTILHAR: