[object Object]

Exploratório e Centro de Estudos Ibéricos inauguram exposição “Transversalidades”

O Centro de Estudos Ibéricos, em colaboração com o Exploratório, inaugurou, dia 3 de março, a exposição fotográfica “Transversalidades”, inserida no âmbito da Semana Cultural da Universidade de Coimbra

A Science Photo Gallery, do Exploratório, acolhe, a partir de hoje, a mostra de fotografia ” Transversalidades”.

Em declarações à RUC, o responsável pela organização da exposição, Rui Jacinto, enfatizou que a exposição pretende mostrar as semelhanças e, em particular, as diferenças nas narrativas de Portugal e do Brasil. Dessa forma, o membro do Centro de Estudos Ibéricos acredita estar a honrar os 20 anos da sua instituição e os 200 anos da independência do Brasil.

O organizador de Transversalidades realça que, apesar de Portugal e o Brasil partilharem vários pontos em comum, em particular a língua, a exposição surge para dar destaque às diferenças culturais, urbanas e paisagísticas dos dois países banhados pelo atlântico.

O membro do Centro de Estudos Ibéricos, destacou o papel da sua instituição na difusão das variedades culturais que existem dentro da península Ibérica. Como o próprio afirma, o centro foi fundado de forma a poder unir as duas universidades mais antigas da península: as Universidades de Coimbra e Salamanca; e criar, com a cidade da Guarda, onde está sediada, um eixo estruturante.

Rui Jacinto afirmou ser óbvia a ideia de associar o Centro de Estudos Ibéricos ao Exploratório para organizar a exposição “Transversalidades”. Na sua visão, o Exploratório reunia todas as condições técnicas e logísticas necessárias para acolher o evento que está inserido na Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

A exposição “Transversalidades. Diálogos imagéticos entre Portugal e o Brasil” pode ser visitada na Science Photo Gallery, no Exploratório – Centro de Ciência Viva, com entrada livre, até ao dia 6 de abril de 2022.

PARTILHAR: