[object Object]

Nova derrota da Académica faz miragem da manutenção desvanecer

Mobilização dos adeptos e golo de João Carlos foram insuficientes para que a Briosa conseguisse sair do Calhabé com pontos.

Com uma casa bem preenchida para uma noite de segunda-feira (2448 adeptos marcaram presença no Estádio Cidade de Coimbra), a Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) recebeu o Académico de Viseu em jogo a contar para a 24ª jornada da Liga 2 Portugal SABSEG. Este “duelo de aflitos”, no qual Académica e Académico (mais folgado) tentavam fugir às últimas posições da tabela classificativa, ficou também marcado pelo regresso das bandeiras à claque Mancha Negra e pelo apelo ao fim da guerra na Ucrânia partilhado por ambas as equipas.

À passagem das 19h30, a Briosa apresentou no relvado um onze com algumas surpresas – nomeadamente, o regresso do lesionado Zé Castro e a entrada de Fábio Vianna para o lugar de Sualehe. Durante a primeira parte, a Académica conseguiu manter-se por cima do encontro, mas, ao minuto 33, os adeptos da casa voltaram a ver a bola fazer balançar as redes de Stojkovic após remate do austríaco Daniel Nußbaumer. Assim, 0-1 era o resultado no marcador quando os jogadores regressaram ao balneário.

No segundo tempo, Pedro Duarte reconheceu dificuldades em ligar o jogo e mexeu, lançando Sualehe para o lugar de Vianna e Toro para a posição de Hugo Seco. As alterações acabaram por surtir efeito e, mais tarde, já com Fatai e Mimito também em campo, João Carlos fez o gosto ao pé pela 12ª vez na temporada e igualou o marcador. No entanto, o pior ainda estava por vir. À semelhança daquilo que já se tinha passado nos dois jogos anteriores, a Académica voltou a sofrer o golo da derrota ao cair do pano e, desta forma, acabou por sair do encontro sem qualquer ponto conquistado.

Na conferência de imprensa, o técnico da Briosa fez a sua análise do encontro e lamentou que a equipa não tenha sido mais feliz.

Numa altura em que a Académica se vê cada vez mais perto da Liga 3 (o comentador RUC João André Oliveira sentenciou mesmo a descida de divisão do clube no decorrer do programa Prognósticos), Pedro Duarte ainda não atirou a tolha ao chão e, tendo por base a resposta dada pela equipa na segunda metade do encontro, mostrou-se confiante na manutenção dos estudantes.

Com apenas três vitórias nos 13 jogos em que esteve ao leme da formação academista, a continuidade do treinador começa a ser posta em causa pelos adeptos. No entanto, Pedro Duarte – que é já o 3º técnico a orientar a Briosa no decorrer desta temporada – afirma que, no seu entender, ainda tem condições para continuar.

A dez jornadas do final do campeonato, a ira dos adeptos volta-se para a direção de Pedro Roxo – que ainda não marcou a reunião geral de associados relacionada com a eventual constituição de uma SAD – e para o diretor técnico desportivo Fernando Alexandre, a quem foi, no final do jogo, exigida a demissão.

Neste domingo, pelas 15h30, a Académica volta a entrar em campo no reduto do FC Porto B. Um encontro que, como sempre, pode ser acompanhado em 107.9 FM ou em ruc.pt.

PARTILHAR: