[object Object]
22.02.2022POR Isabel Simões

José Manuel Silva garante Polo Europeu de Museu da Língua Portuguesa

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, em 11 de março Coimbra vai defender a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, em Lisboa. O Museu da Língua Portuguesa vai ser um dos argumentos a apresentar pela candidatura de Coimbra.

“É muito importante que seja aprovado”, de forma a “colocar a Cultura acima da burocracia” afirmou José Manuel Silva na reunião de Câmara de ontem, segunda-feira, dia 21 de fevereiro.

No final da reunião, à comunicação social, o presidente da CMC realçou que mesmo que Coimbra não venha a ser Capital Europeia da Cultura em 2027, o Museu da Língua Portuguesa vai ser criado.

O vereador socialista, Hernâni Caniço, congratulou-se com a criação do Museu e lembrou que a língua portuguesa não é “propriedade dos portugueses”. Até final do século vão existir 500 milhões de falantes de Língua Portuguesa sobretudo em países Africanos e no Brasil, pelo que o vereador exortou ao envolvimento da CPLP. Considerou ainda a localização do Museu da Língua Portuguesa na Estação Nova, como um bom local.

Durante a sessão o presidente da Câmara de Coimbra mencionou que gostaria de ver na Estação Nova um grande centro de desenvolvimento para empresas e restauração.

Aos órgãos de comunicação social, José Manuel Silva não colocou de lado a hipótese de o Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa ficar na Estação Nova. Voltou, no entanto, a mencionar outras necessidades para o local.

Tem sido contestada a desativação da estação ferroviária de Coimbra A, mais conhecida como Estação Nova. Há até uma petição a decorrer para que os comboios continuem a chegar ao centro da cidade de Coimbra. No entanto, entre as forças políticas com presença na Câmara de Coimbra, apenas a CDU mantém a convicção da necessidade de manter a Estação e a linha férrea até ao centro da cidade e de voltar a existir até Serpins como já foi.

José Manuel Silva voltou a lembrar que o processo da Mobilidade do Mondego é irreversível e que a Estação Nova vai deixar de ser Estação Ferroviária.

O Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa, tem um investimento previsto de cerca de seis milhões de euros. Ontem a proposta de protocolo de cooperação com o Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho com vista à criação do Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa foi aprovada por unanimidade pela vereação.

A Câmara de Coimbra gostaria de instalar o Museu da Língua Portuguesa na Rua da Sofia mas a tarefa revelou-se difícil, como contou à comunicação social, José Manuel Silva.

Espaço na posse da IP vai muito além da Estação Nova 

A cedência da Estação Nova pela Infraestruturas de Portugal (IP) é um pressuposto que resulta do Sistema de Mobilidade do Mondego, ou seja do MetroBus. Segundo José Manuel Silva as relações com a IP têm sido as melhores mas não existem acordos escritos sobre o que a empresa pública vai passar para o Município de Coimbra. Em reuniões de Câmara tem sido revelado que a IP tem um projeto de construção de habitação para os terrenos próximos da Estação Nova e que está em diálogo com a Câmara de Coimbra para que o mesmo respeite as decisões camarárias. Neste momento está em discussão pública o estudo urbanístico para a frente de rio da margem direita para que cidadãos e entidades se pronunciem sobre as intenções do Município de Coimbra.

CDU tem apresentado propostas para a Cultura que a Câmara de Coimbra não prioriza

Alfredo Campos, vereador da CDU, que substituiu Francisco Queirós ontem na reunião de Câmara, lembrou outras propostas apresentadas pela coligação e que têm sido “sucessivamente adiadas”. O museu de instrumentos que albergue a coleção Louzã Henriques, a oficina de construção e reparação de instrumentos tradicionais, um espaço de ensaios para as diversas entidades ou o armazém e repositório para os coletivos, foram algumas das propostas mencionadas.

Ponto de situação das Candidaturas a Capital Europeia da Cultura em 2027

Foram 12 as cidades portuguesas que entregaram as suas candidaturas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo, Ponta Delgada e Vila Real.

No primeiro trimestre de 2022 vai saber-se a decisão do governo sobre qual a ‘short list’, entre as 12 cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia em 2027 que vão passar à fase seguinte. Só no último trimestre de 2022 se vai saber qual  a cidade portuguesa vencedora.

PARTILHAR: