[object Object]
07.02.2022POR Informação RUC

Presidente do Município de Coimbra considera a sobreposição da Serenata e do Rali uma oportunidade

Em Assembleia Municipal ordinária, realizada dia 7, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou que a realização dos dois eventos no mesmo dia poderá ser vantajosa para o turismo da cidade e para a cultura da Academia.

A realização da especial noturna do Rali de Portugal e da Serenata Monumental da Queima das Fitas no mesmo dia, criou desentendimentos entre os deputados municipais e o executivo camarário.

O deputado do Partido Socialista (PS), Luís Silva, considerou ser “caricato” a cidade ter de decidir entre a crescente atratividade para o desporto mundial e uma das pedras basilares da sua identidade- a Serenata Monumental.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, por outro lado, preferiu focar-se no potencial dos dois eventos em conjunto. Nas suas palavras “ Há pessoas que querem tudo e o seu contrário”, já que não é função da câmara definir a data de nenhum dos eventos.

José Manuel Silva sugere que realizar ambas as efemérides no mesmo dia é compatível e “poderá ser interessante”. Na sua visão “ os milhares de visitantes que vão ver a especial noturna, poderiam assistir à belíssima festa académica”.

A sessão realizada na sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco, contou com a participação do deputado Tiago Bulhão, do PS que reiterou no seu discurso a incoerência criada pela venda em hasta pública do veículo camarário Audi A8. O deputado municipal enfatizou que, apesar dos quarenta mil euros obtidos no processo de venda, a despesa no aluguer de viaturas municipais continua a aumentar.

Em resposta ao deputado socialista, José Manuel Silva confirmou que o aumento da renda no aluguer dos veículos é explicado pelo reforço do número de viaturas adjudicadas à recolha de resíduos urbanos.

Na sua intervenção, o presidente destacou ainda que gostava que o futuro polo do museu da Língua Portuguesa, contemplado na candidatura da cidade de Coimbra a capital Europeia da cultura 2027, se situasse na Rua da Sofia, “no ground zero da Universidade”, ou seja na rua em que nasceram os vários Colégios Universitários.

PARTILHAR: