[object Object]
07.02.2022POR Informação RUC

#CoimbraCityLab acolhe experiências “inteligentes” em tempo real

Um projeto ainda em fase de constituição desenvolvido no Departamento de Sistema de Inovação e Informação da Câmara Municipal de Coimbra, desenvolvido em articulação com o Centro de Inteligência de Coimbra.

Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra responsável pelo Empreendedorismo, Investimento e Emprego, falou com a RUC do projeto #CoimbraCityLab. O conceito deste projeto, resume-se no seu lema “colhemos ideias, criamos futuro”, e tem como objetivo, acolher todo o conjunto de propostas que visem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos na área da transformação digital e da sustentabilidade.

O #CoimbraCityLab tem como parceiros “toda a comunidade inteligente da cidade”, nomeadamente a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e o “The Things Network” de Coimbra. E propõ-se ser um laboratório de experimentação em tempo real.

Ao #CoimbraCityLab têm chegado alguns projetos como o “projeto Luxcifer” de gestão inteligente da iluminação pública, o “Sucedanio Irrigation” da gestão inteligente do consumo de água em espaços públicos, bem como o “Smart parking” de monitorização dos lugares de estacionamento.

Miguel Fonseca referiu que o projeto City Lab está disponível para acolher quaisquer ideias e soluções que sejam propostas pela comunidade inteligente da cidade e do concelho e que sejam capazes de se repercutir positivamente na vida dos munícipes. Também as propostas de cidadãos a título individual são suscetíveis de ser acolhidas por este conceito.

Este projeto foi apresentado no ‘Portugal Smart Cities Summit’ em novembro de 2021 que decorreu na FIL em Lisboa. Miguel Fonseca avançou que está planeada uma nova participação do Coimbra City Lab na edição deste evento no próximo mês de Maio, onde serão apresentadas novas propostas.

O vereador referiu ainda que Coimbra se quer afirmar como uma Smart City, ou seja, uma cidade que proporciona cada vez mais qualidade de vida aos cidadãos e com gestão inteligente de todos os sistemas urbanos.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: