[object Object]
22.01.2022POR Informação RUC

Jorge Alexandre Almeida: “O CDS é o final da direita decente”

A saúde, a família e o papel da escola pública foram alguns dos temas em foco na entrevista ao cabeça-de-lista do CDS-PP pelo círculo eleitoral de Coimbra.

No âmbito das Eleições Legislativas 2022, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) entrevistou Jorge Alexandre Almeida, candidato pelo CDS – Partido Popular (CDS-PP) no círculo eleitoral de Coimbra, que marcou presença no Observatório de quarta-feira, dia 19 de janeiro.

“O CDS não alinha na cegueira ideológica de que só o que é público é bom e o que é privado não presta”

O programa eleitoral do CDS-PP é composto por quinze compromissos em áreas diferentes. A propósito do compromisso na área da saúde, o cabeça-de-lista do partido explicou que o CDS-PP quer pôr em prática a medida “Via Verde Saúde”, que permite, numa “lógica de complementaridade” entre o Estado o e setor privado, que quem não for atendido em tempo útil no Serviço Nacional de Saúde (SNS) possa recorrer ao setor privado, sendo os custos suportados pelo Estado. A medida, segundo Jorge Alexandre Ferreira, combate a “privação de cuidados básicos de saúde” que se verifica junto das populações de algumas localidades, especialmente no interior, onde há falta de profissionais de saúde no setor público e, portanto, as listas de espera são longas.

“O CDS entende que a família é um pilar essencial da sociedade”

Questionado sobre as críticas do líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, ao recente evento “Reflexões não-monogâmicas e porquê a família deve acabar”, promovido pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Jorge Alexandre Almeida mostrou apoiar a posição do líder do partido. O deputado considera que o evento é um exemplo das “manobras de doutrinação de esquerda”, que estão, segundo o que diz, muito presente nas escolas e, inclusive, “em algumas faculdades da Universidade de Coimbra”.

“Os pais têm o direito a optar pela formação [dos filhos]”

Jorge Alexandre Almeida ainda salientou a ação do CDS-PP no combate à obrigatoriedade da disciplina de Educação para a Cidadania. Para o candidato, o empenho do CDS-PP em tornar a disciplina opcional é uma prova do compromisso do partido com a liberdade.

“O que nós queremos é que os alunos (…) que terminam as suas formações tenham condições para ficar”

Quanto a Coimbra, o cabeça de lista do partido apontou a desertificação do interior como um problema que está a afetar a região e afirmou que o CDS-PP quer travar a situação e promover uma “valorização económica” do distrito. Jorge Alexandre Almeida diz que um dos focos do partido é garantir oportunidades de trabalho para os jovens que se formam nas instituições de ensino superior conimbricenses.

Para ouvir a entrevista completa pode clicar no link acima ou aceder através do nosso Spotify.

PARTILHAR: