[object Object]

Período de isolamento de infetados com covid-19 assintomáticos encurtado de 10 para sete dias

A Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu hoje encurtar de 10 para sete dias o período de isolamento das pessoas infetadas com covid-19 assintomáticas e dos contactos de risco. Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRC/OM) concorda com esta redução.

A Direção-Geral da Saúde adianta, em comunicado, que informou hoje o Ministério da Saúde sobre a redução do período de isolamento profilático e que “a operacionalização desta decisão técnica, pela necessidade de atualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana”. O comunicado refere ainda que “Esta decisão está alinhada com orientações de outros países e resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron”.

Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRC/OM), fazendo a ressalva de que a DGS ainda não publicou a norma, pelo que ainda não sabe todos os pormenores, concorda com esta redução.

O Presidente da SRC/OM diz que esta redução faz também sentido em termos sociais e económicos.

Outro potencial benefício desta medida é libertar profissionais de saúde cujo “esforço anda a ser desperdiçado neste rastreamento” para outras atividades que têm sido descuradas:

Carlos Cortes defende assim uma nova estratégia de gestão da pandemia COVID-19, e explica a sua lógica e os dados que fundamentam a proposta

Apesar deste menor impacto da variante Ómicron, o presidente da SRC/OM mantém-se prudente, pois a doença já trouxe “demasiadas surpresas” e pode trazer ainda mais.

Não querendo ser pessimista, Carlos Cortes diz que temos que acompanhar a evolução do vírus e, com a ajuda da evidência científica, ter capacidade de adaptação e flexibilidade e tomar as decisões mais acertadas.

PARTILHAR: