[object Object]

APBC obteve financiamento para projeto COL.ECO (Colaboração na Organização Local de Economia Eco Sustentável)

A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) divulgou hoje que o projeto COL.ECO (Colaboração na Organização Local de Economia Eco Sustentável) obteve financiamento e vai arrancar já em janeiro.

O projeto é o resultado de uma candidatura do Gabinete de Intervenção Social e Empreendedorismo (GISE), fruto de um protocolo entre a APBC, o Observatório de Cidadania e Intervenção Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (OCIS FPCEUC) e o Clube Jazz ao Centro (JACC). A COL.ECO viu o seu financiamento aprovado em Dezembro de 2021 pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE)- Portugal Inovação Social , participando também no mesmo a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), que financia 25% do projeto.

A COL.ECO pretende ser um espaço de mitigação do  impacto que a crise económica, social e pandémica gerada pela COVID 19 teve e continua a ter em vários aspetos da ordem social da Baixa de Coimbra ao nível da erradicação de micro e pequenas  empresas relacionadas com serviços, comércio e pequena indústria, bem como no aumento do desemprego, especialmente dos indivíduos que se dedicam (ou dedicavam) ao comércio local, cultural  e turístico.

Assunção Ataíde, presidente da APBC, explica o objetivo.

A presidente da APBC indica quem pode participar neste projeto.

O projeto envolve duas grandes ações: a ação-chave 1 – Espaço de Recuperação, e a acão-chave 2 – Incubadora Co-creation e Co-shopper. Assunção Ataíde conta que o projeto vai ter o seu espaço físico num edifício da rua Adelino Veiga. O piso térreo vai funcionar como montra para os criadores.

Os restantes pisos do edifício vão responder a outras necessidades dos participantes.

Depois de terem conseguido o espaço, o passo seguinte é constituir a equipa de projeto. Entre essas contratações e as obras necessárias no edifício, a presidente da APBC acredita que é possível começar a atividade ainda em janeiro.

PARTILHAR: