[object Object]
09.11.2021POR André Jerónimo

Candidatos à MAM/AAC apresentam propostas em debate

Apontando maior continuidade ou maior rutura, os três candidatos apresentaram-se a debate com um diagnóstico semelhante sobre vários problemas da Magna e poucas propostas diferenciadoras.

A campanha eleitoral para a eleição da Direção-Geral (DG/AAC) e Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC) começou na segunda-feira e com ela os debates entre os candidatos. Ricardo Lourenço pela Lista P – Académica Presente, Daniel Tadeu pela Lista V – Académica de Valores e Mariana Pereira pela Lista T – Tudo pela Académica, foram os três estudantes que se reuniram em debate na segunda-feira, dia 8 de Novembro, para apresentar o seu programa eleitoral MAM/AAC.

Ainda no período de apresentação das candidaturas presentes a debate, ficou resumido aquilo que foram os principais temas da discussão: o tempo dado a cada intervenção dos estudantes, os processos de contagem de votos, a assunção de todas as responsabilidades inerentes ao cargo e a divulgação das assembleias e respetivos documentos. As propostas que realmente diferenciaram as candidaturas não foram em grande número.

Mariana Rodrigues, por exemplo, acentuou a oportunidade única que será a o processo de Revisão Ordinária dos Estatutos, como forma de incluir as estruturas da casa.

Todos afirmaram querer Magnas mais participadas, melhor divulgação e o regresso das guias de voto. Daniel Tadeu pegou no assunto da divulgação para apresentar com proposta a alteração do prazo para a disponibilização da documentação relacionada com a Magna de 48 para 72 horas antes da reunião.

Para o aumento da participação dos estudantes nas assembleias Ricardo Lourenço abordou outras hipóteses além de descentralizar as Magnas para fora do polo. O estudante defendeu que ficou demonstrado que a deslocalização das assembleias não foi bem sucedida no aumento de participantes. Melhor resultado, defendeu Ricardo Lourenço, teria o respeitar de prazos estatutários e a melhoria da comunicação.

Outro ponto de concordância na análise dos candidatos foram os problemas ao sistema de votação. Fosse mais para a recuperação integral das guias de voto ou para a ponderação de novas alternativas, todos concordaram que a atual situação não é a ideal. Mariana Rodrigues, que defendeu o regresso das guias de voto, afirmou que a pandemia já não serve de justificação.

A eleição da Direção-Geral e Mesa da Assembleia Magna estão marcadas para dia 18 de Novembro em votação geral. O debate com os candidatos à DG/AAC acontece quarta-feira, 11, às 18h30, com participação da Secção de Jornalismo e da Rádio Universidade. A transmissão é na antena da RUC.

 

[em atualização]

PARTILHAR: