[object Object]
08.11.2021POR Isabel Simões

José Manuel Silva está descontente com pacote financeiro da descentralização de competências

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, a medida de descentralização de competências do Estado central para as autarquias nas áreas de saúde e educação não está a ser acompanhada do devido pacote financeiro.

O autarca pretende promover um estudo sobre o impacto financeiro da descentralização de competências. O anúncio foi proferido na reunião ordinária do executivo, hoje, dia 8 de novembro, nos Paços do Concelho, no período de Antes da Ordem do Dia.  Para José Manuel Silva, “há um défice elevado entre aquilo que são as transferências do Orçamento Geral do Estado e o que são as responsabilidades administrativas transferidas”.

Na altura do anúncio da localização da nova maternidade, o autarca de Coimbra já tinha anunciado um outro estudo no sentido de analisar a fusão dos dois hospitais centrais de Coimbra. A vereadora do PS, Regina Bento, perguntou para quando a análise ao processo que deu origem à criação do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e à desvalorização, no entender de várias forças políticas da cidade, do Hospital dos Covões. O presidente da CMC quer ir mais longe e ter uma avaliação das consequências da fusão para o Serviço Nacional de Saúde.

José Manuel Silva deixou a informação de que o estudo sobre a fusão dos hospitais centrais será realizado por uma entidade exterior aos serviços camarários.

Fonte: transmissão ‘online’ da sessão

PARTILHAR: