[object Object]
06.11.2021POR Sara Lopes

Ana Bastos: “Se Coimbra não tem o prestigio para receber o Tribunal Constitucional, qual é a cidade que terá?”

O comentário do observatório do dia 5 de Novembro ficou a cargo de Ana Bastos, deputada pelo Somos Coimbra, agora vereadora da CMC e presidente do conselho de Administração dos SMTUC.

O chumbo do tribunal constitucional , as mudanças no novo executivo na Câmara Municipal de Coimbra e os SMTUC foram alguns dos temas abordados.

“É de lamentar esta decisão do parlamento”

Para Ana Bastos, o chumbo da Parlamento na mudança do tribunal constitucional para Coimbra não tem sentido. Afirma ainda que  taxa de abstenção “era previsível” e não encontra  explicação para este chumbo pois “há dois anos temos vindo a assistir à descentralização de competências da esfera do governo central que foi passado para as autarquias”. Ana Bastos considera que o Partido Socialista “diz uma coisa mas age de uma maneira diferente” . Segundo a vereadora fazia todo o sentido a mudança do tribunal para Coimbra pois “é indiscutível o prestígio da nossa universidade e da nossa faculdade de Direito”. Sublinha que ficou surpreendida que “o PAN tenha votado contra” pois sendo um partido defensor de causas ambientalistas e sustentáveis  este chumbo só faz com que”a capital acabe por ficar atrofiada” devido à quantidade de serviços que estão concentrados nela.

“Estas duas semanas foram extremamente árduas”

A vereadora afirma que nestas duas semanas de novo executivo na Câmara Municipal de Coimbra “sentimos uma grande motivação e apoio por parte dos técnicos camarários”. Ana Bastos elogia os técnicos camarários e todo o empenho que tem sido feito para que realmente haja mudanças significativas na cidade.  O grande problema nos serviços camarários, segundo a vereadora, “é a burocracia”. Realça ainda a importância do digital, a desmaterialização dos documentos que só resulta na acumulação de papel. A  deputada  afirma ainda que “há processos que se arrastam no tempo, há imensos loteamentos da década de oitenta que estão ainda em formato de papel”.

“Desde 2009 que os motoristas viram a sua carreira ser completamente desclassificada”

Em relação ao serviço de transportes públicos de passageiros, Ana Bastos revela que houve uma perda acentuada de passageiros devido, não só à pandemia mas também pela falta de condições que os transportes oferecem. A vereadora afirma também  que os motoristas estão desmotivados porque ganham quase o valor do ordenado mínimo tendo uma função bastante importante  e crítica a decisão dos anteriores executivos da Câmara Municipal de Coimbra terem alterado a categoria de motoristas para assistentes operacionais.

Em relação à degradação que se verifica nos transportes públicos nomeadamente nos autocarros, Ana Bastos revela  que tal deve-se “à aposta do executivo anterior  de adquirir autocarros usados e com muitos quilómetros que acabaram por se avariar”.  A vereadora remata ainda que é fundamental adquirir autocarros novos e reforça a aposta do executivo no passe digital e na melhoria da acessibilidades dos passageiros de forma a estes poderem comprar bilhetes digitalmente e assistir aos horários em tempo real de forma digital também.

 

PARTILHAR: