[object Object]
21.09.2021POR Gonçalo Pina

Filipe Reis: “Todas as forças políticas falam em sustentabilidade, o problema surge quando é para passar à ação”

Os transportes públicos, a mobilidade reduzida e os animais estiveram em destaque na entrevista ao candidato pelo PAN à Câmara Municipal de Coimbra, Filipe Reis.

No âmbito do ciclo de entrevistas pré-eleitorais organizado pela Rádio Universidade de Coimbra (RUC), recebemos na passada sexta-feira, dia 17, Filipe Reis, candidato pelo partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) à Câmara Municipal de Coimbra.

“A preocupação central do PAN é a resposta aos dois grandes problemas da humanidade: os efeitos das alterações climáticas e a grave crise económica e social que resulta da pandemia”

Filipe Reis apresentou a sua candidatura com foco no flagelo das alterações climáticas que, segundo o próprio, tem de começar a ser resolvido a nível local e é uma preocupação que tem de estar presente na abordagem a todos os outros assuntos, e na recuperação económica pós-pandemia, sem nunca esquecer os princípios da justiça social e da sustentabilidade.

Em relação às outras candidaturas, que no decorrer desta campanha já adotaram algumas das bandeiras que caracterizam o PAN, o candidato afirma que falta que estas ideias saiam do papel.

“O transporte público é um serviço público, as pessoas têm de ter essa garantia”

A questão da mobilidade tem sido um dos principais temas destas autárquicas, algo que não escapa ao programa do PAN. Para Filipe Reis, o ideal é que Coimbra seja uma cidade próxima das pessoas em que o uso do automóvel ou do autocarro possa ser dispensável (algo que a Câmara não tem promovido ao afastar as populações da Baixa), mas, não sendo possível, o pretendente à presidência da Câmara Municipal destacou a importância dos transportes públicos. A Ecovia (que, na opinião do candidato, é “um projeto muito interessante que está a correr mal”), o aumento da rede de tróleis ou a disponibilização dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) a toda a população (segundo Filipe Reis, muitas vezes os horários dos autocarros são apenas pensados consoante a calendarização escolar do ensinos básico e secundário) são algumas das soluções apresentadas no sentido de tornar Coimbra numa cidade mais sustentável.

O cabeça de lista do PAN realçou também a importância dos veículos leves, como as bicicletas (que têm sido incentivadas pela Câmara com a construção de ciclovias, que, no entender de Filipe Reis, se devem estender à margem esquerda do rio Mondego), ou das trotinetes, que, para o candidato, devem ser disciplinadas.

“Nós defendemos que todas as ruas de todas as localidades de todas as freguesias do concelho tenham um passeio ou outra solução”

O candidato do PAN lembrou que o concelho de Coimbra não está pensado para todas as pessoas e explicou que, em muitas localidades, “é impossível a deslocação para uma pessoa com mobilidade reduzida”. No sentido de promover a deslocação destas pessoas, a cidade deve apostar na construção de infraestruturas que, apesar de não serem “obras de encher o olho”, promovam a justiça social entre os habitantes da cidade de Coimbra. Filipe Reis aponta que este também é um modo de empregar uma parte da população da cidade que não tem lugar na “nova economia”.

“Coimbra tem problemas que vão muito além dos animais adotados”

Relativamente ao mundo animal, o candidato escolhido pelo PAN defende a monitorização da população animal, acrescentando que muitos gatos e cães não têm o chip que permite a sua localização, mas também a esterilização em massa no sentido de desacelerar o aumento do número de animais.

O controlo dos animais assilvestrados (que nascem na rua, filhos de outros animais abandonados) foi também referido como uma necessidade por Filipe Reis, que sugere a criação de parques de matilha (uma solução que, segundo afirma, outros municípios já adotaram).

Para ouvir esta entrevista na íntegra basta clicar no link acima ou aceder através do Spotify.

PARTILHAR: