[object Object]
19.09.2021POR Gonçalo Pina

Miguel Ângelo Marques: “O que me move é a mudança de que Coimbra precisa”

A necessidade de captar empresas e fixar população jovem, o apoio à população sénior e a mobilidade foram os assuntos em destaque na entrevista ao candidato do Chega! à Câmara Municipal, Miguel Ângelo Marques.

No âmbito do ciclo de entrevistas pré-eleitorais organizado pela Rádio Universidade de Coimbra (RUC), recebemos na passada quarta-feira, dia 13, Miguel Ângelo Marques, candidato pelo partido Chega! à Câmara Municipal de Coimbra.

“Disponibilizo 10 an0s da minha vida pessoal no sentido de tentar mudar as coisas”

O candidato do Chega! caracterizou a sua candidatura como “a mudança de que Coimbra precisa”, declarando que o seu principal objetivo é “derrotar a esquerda”. Miguel Ângelo Marques deixou críticas a Manuel Machado e ao Partido Socialista que, segundo afirma, “mete os direitos à frente dos deveres”, mas também às coligações que se candidatam à Câmara Municipal, com especial destaque para a coligação Juntos Somos Coimbra, que traz “muito pouco conteúdo”.

No decorrer da entrevista, o candidato do Chega! afirmou querer ser eleito presidente da Câmara Municipal, apesar dos resultados nas sondagens já conhecidas (2% na sondagem realizada pela Aximage Comunicação e Imagem Lda. e 3% na sondagem realizada pelo ICS e pelo ISCTE), que não encara “com muita seriedade”.

“Tem de haver um plano muito detalhado no sentido de conseguirmos transmitir à cidade, ao país e ao mundo quem nós somos, o que queremos e para onde vamos”

A atração de empresas para a cidade é um dos principais focos da candidatura do Chega! que, à semelhança de outras forças políticas, defende a promoção da “marca Coimbra”. Apesar de não se mostrar muito preocupado com a diminuição de população apontada pelos Censos 2021, Miguel Ângelo Marques quer aumentar o número de postos de trabalho na cidade uma vez que “não podemos viver de subsídios”. O candidato do Chega! apontou a “falta de comunicação entre a Câmara e os outros organismos” (nomeadamente a Universidade de Coimbra (UC)) como uma das principais falhas no sentido de promover a fixação de jovens em Coimbra.

“O idoso trabalhou a vida inteira e vê-se, por vezes, isolado”

Para Miguel Ângelo Marques, também o apoio à população sénior é crucial no desenvolvimento da cidade. O candidato do Chega! lembrou que, com o envelhecimento da população, grande parte dos idosos acama por se sentir abandonados. A existência de apoios da Câmara a instituições, associações culturais ou desportivas no sentido de incentivar uma vida ativa a estas pessoas foram algumas das soluções apresentadas para combater este flagelo.

“Os SMTUC deviam ser a única entidade a operar em Coimbra”

Em relação às questões relativas à mobilidade que muito se têm discutido no concelho, o candidato do Chega! defendeu uma solução em que se dê prioridade aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), tal como condições de trabalho dignas aos seus trabalhadores. Miguel Ângelo Marques reconheceu a importância de projetos com veículos 100% elétricos, mas considera que a Ecovia, atualmente a operar na cidade, “foi mal lançada”. Segundo o candidato, “temos de saber onde vai parar o TGV”, lembrando a questão da alta velocidade. Sobre o MetroBus, Miguel Ângelo não se quis pronunciar.

Para ouvir a entrevista na íntegra basta clicar no link acima ou aceder no Spotify.

 

 

PARTILHAR: