[object Object]
10.05.2021POR Informação RUC

Cidadãos por Coimbra apresenta candidatos à autarquia

Jorge Gouveia Monteiro repete candidatura de 2017 e procura voltar ao executivo camarário.

Realizou-se no passado sábado o plenário do movimento Cidadãos por Coimbra, no qual foi aprovado Jorge Gouveia Monteiro como primeiro candidato do movimento na lista candidata à Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

O empresário de 65 anos e antigo vereador da câmara falou com a RUC sobre os objectivos desta candidatura, relembrando à partida a natureza plural da eleição. Nesse sentido, Jorge Gouveia Monteiro frisou que não nos podemos focar apenas na figura do presidente da câmara.

O movimento que nas últimas autárquicas falhou a eleição de um vereador para a CMC por menos de 100 votos, vê com apreensão o facto de as forças partidárias à esquerda e à direita estarem a ser engolidas em movimentos sectários. ParaGouveia Monteiro, este facto é negativo para a cidade.

No mesmo plenário, João Malva, Investigador Coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi aprovado como primeiro candidato à Assembleia Municipal. O investigador reforçou a necessidade da existência de movimentos apartidários como o Cidadãos por Coimbra (CpC), para representar a vontade dos munícipes.

Os dois cabeças de lista defendem o papel do CpC como um elo fulcral entre os órgãos municipais e os residentes, dando como exemplo o trabalho de ligação aos movimentos associativos da cidade desenvolvido pelo movimento nos últimos anos.

Já sobre o programa do movimento, Gouveia Monteiro aponta iniciativas na área da sustentabilidade e da saúde, bem como uma aposta num acesso à cultura que vá para lá das muralhas da cidade. No entendimento do antigo vereador a aposta na cultura não pode ser elitista e necessita de um investimento transversal.

Já João Malva não coloca em destaque nenhuma proposta em concreto, mas assume ter uma atenção pessoal “centrada numa cidade para todos, que não exclua os mais frágeis”. O candidato à Assembleia Municipal mostra ter uma preocupação com o envelhecimento da região centro, propondo-se a desenvolver medidas que garantam uma cidade para todas as faixas etárias.

Quanto a objectivos concretos para a eleição, o Gouveia Monteiro espera conseguir aumentar o número de membros do movimento presentes nos órgãos das freguesias, e colmatar a falha do último acto eleitoral, garantindo pelo menos um vereador na Câmara Municipal.

 

Fotografia: Cidadãos por Coimbra

PARTILHAR: