[object Object]

Dia Mundial do Teatro assinalado pelo TAGV

O diretor do TAGV relembrou a importância do teatro na sociedade, enquanto atividade política e de entretenimento, e falou sobre o evento online para assinalar a data.

Dia 27 de março assinalou-se o Dia Mundial do Teatro. Este dia foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro, no âmbito da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, para a promoção direta das artes de palco, e foi assinalado pela primeira vez em 1962, com uma mensagem do dramaturgo francês Jean Cocteau.

Este ano, a mensagem internacional é assinada pela atriz britânica Helen Mirren, que elogia a “resiliência dos profissionais das artes e a capacidade de sobreviverem à pandemia com sagacidade e coragem”.

Na véspera desta data, a RUC falou com o diretor do Teatro Académico de Gil Vicente, Fernando Matos Oliveira, que falou um pouco acerca do evento que planearam para assinalar o Dia Mundial do Teatro. Com o título “Visitações Vicentinas: Re-mediações de 1957 (Álvaro Benamor) a 2021 (A Escola da Noite)”, o evento consiste num debate online, com projeção de excertos, em torno de registos filmados de espetáculos a partir de Gil Vicente.

Fernando Matos Oliveira destacou, ainda, as dificuldades da passagem de eventos presenciais para digitais e a importância desta arte na sociedade.

A entrevista pode ser ouvida na íntegra no podcast acima ou no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra.

PARTILHAR: