[object Object]

Ana Rita Álvaro: “É durante o sono que são consolidadas as memórias”

A investigadora do CNC deixa alguns conselhos aos estudantes para que estes tenham uma boa higiene do sono, principalmente em momentos de avaliação.

O Observatório de sexta-feira, 26 de março, contou com a participação de Ana Rita Álvaro, doutorada em Neurociências do Sono e Investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Com um vasto percurso académico dentro da área das neurociências, Ana Rita Álvaro estuda, atualmente, o sono, o foco da entrevista, e chamou a atenção sobre algumas práticas ligadas a esta temática, importantes para manter uma vida saudável.

Segundo a investigadora, um adulto entre os 18 e os 65 anos deve dormir, em média, oito horas, tempo suficiente para o “nosso organismo descansar e restabelecer as suas funções fisiológicas”. Ana Rita alerta que, mesmo que o adulto considere que não necessita de oito horas de sono, ele não deixa de estar em privação de sono, e “pode vir a refletir-se no aparecimento de alterações no organismo”, como o aumento de peso, diabetes, predisposição para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, de hipertensão, depressão e irritabilidade.

Ana Rita Álvaro deixa um aviso aos estudantes e relembra que é durante o sono que as memórias se consolidam, e, por isso, passar a noite inteira a estudar faz com que o estudante não retenha as informações necessárias e tenha um nível de concentração reduzido.

O programa pode ser escutado na íntegra, no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra, ou no serviço de Podcasts RUC.

PARTILHAR: