[object Object]
26.01.2021POR Miriam Lopes

ELÍSIO ESTANQUE: “MARCELO REBELO DE SOUSA FOI PISCANDO O OLHO AO CAMPO DA ESQUERDA”

O programa Observatório de terça-feira, dia 26, contou com o comentário de Elísio Estanque, sociólogo e professor da Faculdade de Economia (FEUC).

O programa teve como foco as eleições presidenciais que aconteceram no domingo, dia 24. Relativamente aos resultados, Elísio Estanque afirma que a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa era expectável, porém preferia que Ana Gomes estivesse mais distante de André Ventura.

O professor e sociólogo destaca a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa, a empatia dentro do eleitorado do PS e o entendimento entre o Presidente da República e o Primeiro-Ministro como fatores para o resultado de cerca de 60% dos votos que ditaram a sua reeleição. Marcelo Rebelo de Sousa foi o único candidato que não fez campanha, porém “foi piscando o olho ao campo da esquerda”, não entrando em confronto nos debates com Marisa Matias e João Ferreira, afirma Elísio Estanque.

Na entrevista ao professor da FEUC, foram ainda discutidos temas como a abstenção, os debates entre os candidatos, o crescimento do partido de extrema-direita e o decréscimo da esquerda.

Pode ouvir o comentário completo no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra.

Ana Domingues e Miriam Lopes

PARTILHAR: