Técnica de Radiodifusão

Curso RUC: Técnica de Radiodifusão

Técnica de Radiodifusão

Todos os anos, a RUC leciona um Curso de Técnica de Radiodifusão, que garante a renovação da sua equipa técnica.

2º semestre de 2020/21 – INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Este Curso de Técnica de Radiodifusão é o primeiro do atual ano letivo e é uma formação adaptada aos tempos incertos que vivemos. Apesar de ser tão completa quanto as anteriores, devido à nossa atual capacidade formativa, e de forma a garantirmos a segurança de formandos e formadores, só admitiremos 4 formandos.

Público-alvo

Procuramos pessoas interessadas em aprender e evoluir nas áreas do áudio e da transmissão radiofónica, contribuir ativamente para o Departamento Técnico da RUC e, consequentemente, ajudar a RUC na prossecução dos seus objetivos.

Embora o único pré-requisito para ingressar no curso seja a vontade explicitada no parágrafo anterior, pessoas que já tenham tido contacto com equipamento de gravação de áudio ou software de produção musical poderão experienciar uma curva de aprendizagem mais suave.

Metodologia

O curso está estruturado por módulos, para que os formandos aprendam, sequencialmente, o necessário para trabalharem no Departamento Técnico da RUC de forma independente.

Inicialmente, será dada uma perspetiva mais geral do funcionamento dos bastidores da RUC, introduzido-se também conceitos práticos e teóricos fundamentais para a integração do formando no dia-a-dia do Departamento Técnico.

Após esta fase inicial de ambientação, os formandos começarão a acompanhar, semanalmente, um técnico da RUC num horário regular de trabalho. Aqui, o formando aprenderá a fazer o trabalho diário de apoio aos Departamentos de Informação e Programação da RUC.

Os módulos continuarão a decorrer durante este período de acompanhamento, que se deverá estender até ao final do mês de maio, altura em que os formandos serão avaliados na sua capacidade de assegurar, sozinhos, um horário de técnica.

A prática e a experimentação com os equipamentos in loco será desde cedo estimulada, assim como a inserção dos formandos no dia-a-dia da rádio, para que possam contribuir para o trabalho que aqui é realizado à medida que vão aprendendo.

Sempre que possível, haverá articulação entre os formandos do Curso de Técnica e os formandos dos Cursos de Realização/Locução e de Informação, quer seja pela captação de sons no exterior, montagem de peças informativas ou sonoplastia em spots ou jingles.

Módulos

Os seguintes módulos constituem a base do curso, e decorrerão entre março e junho de 2021. O primeiro módulo está previsto para o dia 15 de março:

  • Introdução aos estúdios de emissão radiofónica – “na pele de um locutor de rádio”
  • Introdução Teórica “O que é o som?”
  • Introdução à régie, estúdio de produção e estúdio 2
  • Cabos de áudio analógicos mais utilizados
  • Soldadura: prática de reparação de cabos de áudio analógicos
  • Sistemas eletroacústicos: conceitos elétricos, microfones, colunas e principais problemas
  • eletroacústicos
  • Introdução à captação de áudio: Microfones
  • Introdução ao processamento de áudio 1: Compressores
  • Introdução ao processamento de áudio 2: Equalizadores
  • Áudio digital e introdução ao Adobe Audition
  • Adobe Audition: exercício de pós-produção
  • Mesas de mistura
  • Prática de mesas de mistura analógicas
  • Emissões exteriores: introdução
  • Emissões exteriores: pré e pós emissão
  • Emissões exteriores: como obter uma boa mistura numa emissão radiofónica
  • Estúdios de emissão radiofónica: ponto de vista do técnico
  • Os bastidores da técnica: processamento final da emissão, emissão online e servidores
  • Transmissão radiofónica FM
  • Sonoplastia em reportagens radiofónicas
  • Sonoplastia e sonorização: aplicação de técnicas de gravação e pós-produção
  • Som ao vivo: mistura para emissão
  • Som ao vivo: som de sala

Spots, jingles e sinais horários

Estes módulos serão sempre dados em horário pós-laboral.

Os módulos práticos serão presenciais, dados aos pares ou individualmente. Os módulos teóricos juntarão todos os formandos e, mantendo-se as atuais restrições de circulação, serão dados através de plataformas online.

Devido à atual situação pandémica e à incerteza quanto à extensão do Estado de Emergência, as datas dos módulos serão confirmadas mais tarde, podendo também, pelo mesmo motivo, ser necessária a troca ou reajuste da ordem dos mesmos.

Inscrições, candidaturas e seleção

As inscrições no Curso de Técnica de Radiodifusão são feitas através do preenchimento de um formulário online, dentro dos prazos estabelecidos. Os dados fornecidos pelos inscritos servem apenas para posterior contacto da RUC.

Após o preenchimento do formulário, a RUC entrará em contacto com os candidatos para agendar uma entrevista de seleção. A entrevista tem uma duração estimada de 20 minutos e será feita através de plataformas online.

A disponibilidade e vontade do candidato para trabalhar no Departamento Técnico a longo-prazo será valorizada, assim como o interesse pelo projeto e os objetivos da RUC.

Custo

Quem for selecionado após a entrevista terá de pagar uma contribuição financeira de 50€ até ao final do mês de março.

Momentos de avaliação

Estão previstos dois momentos de entrega de trabalhos de sonoplastia em reportagens:

  • Devido à recente evolução da situação pandémica e à consequente incerteza do modelo de trabalho do Departamento de Informação da RUC, os prazos para entrega destes trabalhos serão definidos já com o curso em andamento;
  • Os trabalhos serão avaliados com uma semana de antecedência para que, se necessário, o formando faça as correções necessárias de modo a que o material esteja pronto para ser emitido na antena da RUC.

 

Avaliação presencial dos horários de técnica semanais – previsão para a semana de 31 de maio a 4 de junho (segunda a sexta-feira).

 

Entrega de um ou mais indicativos, separadores ou teasers de programas ou emissões especiais:

  • Trabalho em articulação com os formandos do Curso de Locução/Realização, para estrearem na Grelha de Verão 2021 da RUC (previsão de começo para 28 de junho);
  • Os trabalhos serão avaliados com uma semana de antecedência para que, se necessário, o formando faça as correções necessárias para que o material esteja pronto para ser emitido na antena da RUC.

 

Dependendo dos módulos e do funcionamento da RUC durante o curso, poderão ser pedidos trabalhos de casa para utilização em certos módulos. Um exemplo seria a entrega de uma gravação feita num estúdio da RUC (depois do módulo de funcionamento dos estúdios) para utilização num dos módulos de pós-produção, para demonstração do processamento digital do áudio.

 

Estágio para aprovação no curso – previsão entre 5 de junho e 3 de setembro (13 semanas):

  • Durante este período, cada formando deve completar 30 horas de estágio, que podem incluir horários de técnica, acompanhamento técnico de emissões especiais ou manutenção de equipamentos da rádio;
  • Chegado ao estágio, cada formando deve enviar semanalmente o número de horas e os eventos em que participou, para que seja feita a contabilização das horas totais de estágio realizadas, com fim à aprovação do estagiário a associado da RUC.

Aprovação no curso

O formando é aprovado no curso quando conclui, com sucesso, as avaliações previstas no separador anterior.

Se um formando faltar a dois módulos, sem justificação prévia ou não aceite pela coordenação do curso, fica automaticamente reprovado e não pode continuar o Curso. Se quiser frequentar o próximo Curso de Técnica de Radiodifusão, terá de se sujeitar novamente ao processo regular de candidatura e seleção.

Possibilidade de interrupção do curso por restrições relacionadas com a evolução da situação pandémica

Caso o curso seja cancelado pela Coordenação do Curso devido a restrições relacionadas com a evolução da situação pandémica, os formandos que estejam a frequentar o curso e que não tenham incorrido em nenhum dos incumprimentos que compromete a sua aprovação, podem inscrever-se e frequentar, de forma gratuita, o próximo Curso de Técnica de Radiodifusão da RUC. Alternativamente, podem pedir o reembolso do valor que pagaram pela formação.

Regras gerais de utilização dos espaços da RUC

Pedimos por favor a todos os possíveis futuros formandos que respeitem as recomendações sanitárias da DGS, quando estiverem nos espaços da RUC e da Associação Académica.

Todo o material que for utilizado pelos formandos deve ser manuseado com cuidado, devendo ser arrumado no local apropriado, após a sua utilização.

É proibido comer nos estúdios ou na régie técnica. Nestes espaços, só é permitido consumir bebidas em recipientes fechados, como garrafas de água.