Informação

Curso RUC: Informação

Informação

As inscrições para o Curso de Informação do 2º Semestre de 2021/2022 encontram-se abertas até dia 28 de Fevereiro!

O Curso de Informação é aberto a qualquer pessoa, de qualquer idade, e com qualquer formação. Há, no entanto, duas características imprescindíveis: curiosidade e vontade de aprender. Um repórter RUC tem sempre uma pergunta a fazer sobre qualquer coisa, e uma vontade de percorrer a cidade à procura de histórias para contar.

Para ajudar a aguçar estas capacidades, o Curso de Informação tem uma série de módulos teórico-práticos. Ao longo da formação é possível aprender a escrever uma notícia, a fazer perguntas, a falar em rádio, a mexer em gravadores e também a descobrir como fazer programas e noticiários em direto, sem medo de microfones. No final do curso, o repórter RUC integra a redação do Departamento de Informação e vai mostrar que há vida(s) nesta cidade!

O Curso de Informação tem por objetivo alimentar o Departamento de Informação da RUC, proporcionar aos interessados uma experiência completa dentro das atividades do jornalismo radiofónico e promover a aprendizagem baseada na prática jornalística sobre o dia-a-dia noticioso, dentro de uma redação ativa que tem por obrigação a produção diária de conteúdo informativo relevante. Sendo a Rádio Universidade de Coimbra uma emissora local, com alcance limitado ao Concelho de Coimbra, são privilegiados os temas da Associação Académica de Coimbra, da Universidade de Coimbra, do ensino superior e da cidade de Coimbra.

As pessoas que completarem a formação com sucesso devem ser capazes de: identificar ‘a’ notícia, construir e conduzir uma entrevista, redigir um texto de informação radiofónica, captar som em diversos ambientes interiores e exteriores, ser responsável por um bloco de informação na Grelha da Rádio Universidade de Coimbra.

Público-alvo

Interessados em integrar o Departamento de Informação da RUC e contribuir ativamente para o dia-a-dia da redação; interessados pelas áreas do jornalismo, informação radiofónica, ensino superior e assuntos locais.

Metodologia

A formação divide-se em duas componentes: uma componente teórica inicial de curta duração e uma componente teórico-prática que ocupará a maior parte da formação. A aprendizagem acontecerá de forma contínua, intensiva, e está programada para exigir uma carga horária estimada de 14 horas por semana onde estão incluídas duas sessões presenciais semanais, em dias a agendar e correspondentes maioritariamente a um horário pós-laboral. A formação será complementada com eventos teóricos e atividades pontuais, atempadamente agendados e comunicados aos formandos através de um acompanhamento regular em reuniões semanais e outras formas de comunicação.